Esta dica pode parecer banal quando
falada desta forma, mas algumas empresas esperam vender diretamente
através do marketing digital.
Se o marketing realizasse
vendas diretamente, as empresas não precisariam de vendedores, nem
equipes comerciais.
Estratégias de marketing tem por
objetivo criar desejo, necessidade, diferenciar , comunicar valores
e outras variáveis que “auxiliam o processo de vendas”, mas não
finalizam vendas.
Marketing e Vendas são áreas
distintas e uma complementa a outra. Por isto, para realmente
vender ou atrair clientes online, você precisar aplicar estratégias
de vendas em seu marketing digital.
Por exemplo, Adwords e Redes
sociais são estratégias de marketing, ou seja, elas colocam pessoas
interessadas no topo do seu funil de vendas, mas você precisa de
outras estratégias para tirar estas pessoas do topo e leva-las até
o final do seu funil, que é aonde a venda se concretiza.
Existem diversos empreendedores que
conseguem muitos likes, cliques e visitantes, mas poucas ou nenhuma
venda, mesmo investindo alto. A razão para este cenário é que ele
está gastando dinheiro e esforços apenas no marketing, esquecendo
que também precisa de boas estratégias de vendas online para ter
resultados. Segunda dica: A empresa deve
dominar o processo de vendas em vez de deixar na mão dos
clientes.
Você controla todo o processo de
compra do seu produto ou serviço, ou deixa o poder para seus
clientes?
Se você não tivesse nenhum
concorrente e fosse o único a oferecer determinado serviço ou
produto com uma alta demanda, realmente você não precisaria gastar
energia no processo de vendas. Os clientes viriam até você.