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Seguro Transporte espera crescer 8%

Fonte: CQCS Data: 15 janeiro 2015 Nenhum comentário

O Seguro Transporte oferece toda segurança para o transporte de cargas no Brasil ou no exterior, ao assegurar o cumprimento da entrega do produto durante todo o percurso (rodoviário, aquaviário, aéreo e ferroviário), desde a origem até o destino final, garantindo tranquilidade e proteção não somente ao comprador, mas também para vendedores e transportadores.

O mercado espera um crescimento na arrecadação de prêmios superior ao de 2014, com estimativas em torno de 6% a 8%. A previsão é de que o Seguro Transporte feche este ano com faturamento de4 R$ 2,5 bilhões. Também há expectativa de manutenção dos índices de sinistro, com viés de queda em 10%.

Em função de sua importância, a contratação desse tipo de seguro tem crescido cada vez mais, segundo avaliação de Gilberto Reina, superintendente Regional da AD Corretora de Seguros, ao analisar as perspectivas do produto no Brasil.

Necessidades específicas

Reina aponta que em relação ao Seguro Transporte o principal é o atendimento das necessidades específicas de cada segurado, o que deve ser feito por profissionais especializados para melhor entender essas necessidades e desenvolver apólices com condições e taxas adequadas às características e aos riscos de cada empresa.:

Ao abordar o panorama atual do seguro de transporte no Brasil, o executivo explica que “se desconsiderarmos os seguros de pessoas, saúde, capitalização e Dpvat, o seguro de transportes no Brasil é o terceiro maior ramo em arrecadação de prêmio. Em 2013, apresentou um crescimento modesto: cerca de 5%.” Entende que o potencial é enorme por dois motivos principais: é um dos poucos seguros obrigatórios por lei (RCTR-C) e o crescimento de centros de distribuição e operadores logísticos.

Quanto as principais oportunidades para as corretoras Reina lembra que estão no seguro do embarcador e também no seguro para os transportadores, no mercado nacional. “No segmento do seguro de transporte internacional, há muitas oportunidades nas empresas que passaram a importar matéria prima e exportar seus produtos acabados”. ressalta.

Desafios

O principal desafio dessa carteira, segundo o superintendente da AD, é alinhar as expectativas entre os embarcadores, transportadores e seguradoras. “Os embarcadores buscando as melhores coberturas e preços. Os transportadores adequando seus processos para cumprimento dos Programas de Gerenciamento de Risco e os seguradores trabalhando para equilibrar os resultados advindos dos prêmios pagos e sinistros indenizados.”

Com relação ao comportamento das taxas disse que o acompanhando na tendência do mercado como um todo, as taxas têm tendência de queda e em alguns casos, sem análise atuarial definida. “Aliás, a queda de taxas foi o fator preponderante para o crescimento modesto da carteira, que apesar de um aumento no volume de negócios, não teve o mesmo desempenho no aumento de prêmio arrecadado”, ressalta.

Em 2013, o mercado apresentou uma sinistralidade de 70%, tanto no seguro de Transporte Nacional como no Seguro de RCTR-C.

Gestão de riscos

A gestão de riscos visa diminuir as perdas, podendo até evitá-las. Um bom programa de gerenciamento pode sim minimizar os sinistros no seguro de transportes. Cada vez mais as empresas especializadas têm aprimorado suas tecnologias na busca da redução das perdas, principalmente as relacionadas a roubo, furto e extravio.

Trabalhos de estatísticas dos índices de ocorrências e planejamento de rotas mais seguras, entre outras, também são objeto dessa gestão. “Além disso, os rastreamentos e monitoramentos estão cada vez mais sofisticados, com redundância de sinais, tracking de notas fiscais, monitoramento da carga, etc. Números não oficiais informam que, em de 2013, R$ 1,3 bilhão de mercadorias foram recuperadas por meio de sistemas aplicados na gestão de risco.

 

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