As receitas da companhia
registraram aumento de 21,4% em relação ao ano anterior, alcançando
a marca de R? 5,9 bilhões
A partir deste trimestre, além de
trazer a nova marca da holding, a Porto também passa a apresentar
marcas distintas para cada uma de suas principais verticais de
negócio, focadas em diferentes segmentos de mercado: Porto Seguros,
Porto Saúde e Porto Seguro Bank.
A Porto encerrou o primeiro
trimestre de 2022 com um lucro líquido de R? 175,1 milhões e uma
receita total de R? 5,9 bilhões. A Porto Seguros apresentou
crescimento de 16%. Já a Porto Saúde e a Porto Seguro Bank
atingiram crescimentos ainda mais expressivos, superiores a 35%,
resultando em 21,4% de aumento da receita total em relação ao 1T21.
“Somos muito mais do que uma seguradora, e isso fica cada vez mais
evidente com os resultados apresentados e com a nossa estratégia de
ser um verdadeiro ecossistema de negócios no mercado.
Trabalhamos para reforçar nossa
posição de companhia que utiliza a tecnologia para oferecer
experiências únicas e inovadoras para os clientes, com amplas
opções de soluções e proteção para todos os momentos na vida das
pessoas”, explica Roberto Santos, CEO da Porto e diretor da área de
Relação com Investidores da companhia.Na Porto Seguros, as receitas
atingiram R? 3,9 bilhões no período, por meio do crescimento acima
de 15% nos principais produtos: Auto, Patrimonial e Vida. A
companhia busca ser a seguradora mais presente na vida das pessoas,
com a oferta de experiências encantadoras, soluções inovadoras e
profundo processo de analytics.
Uma das iniciativas para alcançar
este objetivo foi o lançamento de campanhas de marketing de massa
em programas como o Big Brother Brasil e o Encontro com Fátima
Bernardes, veiculados na Rede Globo, para anunciar o novo Azul
Seguro Auto por Assinatura que busca democratizar ainda mais o
acesso ao seguro automotivo. Outra iniciativa foi o lançamento da
nova marca da Azul, com identidade visual mais moderna e leve.
Também foi lançado ao mercado o novo seguro para Celular da
empresa, digital e com forte potencial de penetração e crescimento,
além do seguro Vida Presente, com prêmios nivelados, que habilita a
Porto para atuar em um segmento mais sofisticado e demandante de
soluções especializadas.
Na Porto Saúde, as receitas
cresceram 37,4% (vs. 1T21), impulsionadas pelo Seguro Empresarial,
que ampliou seus prêmios em 43,2% no trimestre e adicionou 95 mil
vidas nos últimos 12 meses, alcançando cerca de 370 mil vidas
seguradas. A Porto Saúde oferece um amplo portfólio de soluções em
planos de saúde, odontológicos e de saúde ocupacional acessíveis,
somando ainda um ecossistema de benefícios para as pessoas e para
os negócios.Na Porto Seguro Bank, a expansão das receitas em 36,7%
foi decorrente, principalmente, do forte crescimento das receitas
de Cartão de Crédito e Financiamento, com destaque para a elevação
de 16% (vs. 1T21) no número de contas ativas de cartão, além do
aumento expressivo de Fianças Locatícias, Consórcios e do portal
imobiliário Olho Mágico que já conta com mais de 50 mil anúncios
ativos.
A Porto Seguro Bank nasce com 3,5
milhões de negócios, com a proposta de oferecer soluções ágeis,
inovadoras, e focada não apenas em tech, mas na satisfação de seus
clientes. Para isso, lançou a conta digital e estruturou as
soluções financeiras em serviços de pagamentos, produtos de crédito
e investimentos. Para dar impulso a essa iniciativa, a Porto Seguro
Bank será a patrocinadora oficial do Grande Prêmio São Paulo de
Fórmula 1 pelos próximos três anos. E em relação à carteira de
crédito, ela segue crescendo consistentemente, porém com cautela,
dado o cenário macroeconômico mais adverso, nível de incerteza do
mercado e deterioração da capacidade de pagamento das famílias.
No segmento de Serviços, as
receitas cresceram 35,6% (vs. 1T21), decorrente da evolução dos
negócios do Carro Fácil, que atingiu 10,8 mil contratos ativos, e
do crescimento dos serviços de assistência Porto Faz e Reppara!,
que juntos aumentaram a receita em 48,9% no trimestre (vs. 1T21).
No consolidado de todos os negócios de seguros, a companhia
encerrou o trimestre com um Índice Combinado de 99,2%, um aumento
de 5,6 p.p. em comparação ao mesmo período do ano anterior,
explicado principalmente pela elevação na sinistralidade do seguro
Auto, impactada pela inflação de veículos e peças e pelo aumento da
mobilidade, já equacionado em modelos de subscrição e
precificação.
O índice consolidado de D.A.+D.O.
de seguros melhorou 2,1 p.p., atingindo 14,5%, melhor resultado
trimestral histórico, decorrente de investimentos contínuos em
tecnologia e aperfeiçoamento dos processos para aumentar a
eficiência operacional. O resultado financeiro da empresa atingiu
R? 150 milhões no trimestre, o que representa uma rentabilidade das
aplicações financeiras (ex-previdência) equivalente a 83% do CDI. O
número foi impactado principalmente pelo desempenho dos títulos
indexados à inflação e da alocação em câmbio (USD), embora as
alocações em renda variável tenham contribuído positivamente, e
favorecido a rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido
médio, atingindo 7,5% no trimestre.
A Porto segue avançando também em
iniciativas para promover o crescimento sustentável e, a partir de
agora, possui uma plataforma de ASG onde estarão concentradas todas
as ações de sustentabilidade e responsabilidade social. “No
período, ultrapassamos a marca de 100 mil acionistas na bolsa de
valores, um marco que motiva toda a companhia a seguir firme no
propósito de oferecer experiências transformadoras e ser cada vez
mais um Porto Seguro para as pessoas e seus sonhos”, avalia Roberto
Santos.
Principais destaques (1T22 em
comparação com 1T21):
Receita Total: R? 5.884 milhões
(+21,4%)Receita Porto Seguros: R? 3.936 milhões (+16%)Receita Porto
Seguro Bank: R? 1.058 milhões (+36,7%)Receita Porto Saúde: R? 720
milhões (+37,4%)Receita Serviços: R? 105,8 milhões (+35,6%)Índice
Combinado (seguros): 99,2% (+5,6 p.p.)Resultado Operacional: R?
135,6 milhões (-63,3%)Resultado Financeiro: R? 149,8 milhões
(-22,7%)Lucro Líquido Total: R? 175,1 milhões (-40,6%)