Desde o seu lançamento, em 2009, o
aplicativo WhatsApp passou de um mero visualizador de status – o
app informava se a pessoa estava disponível ou não para receber
ligações- a um aplicativo de troca de mensagens instantâneas que
permite enviar mensagem de voz, vídeos, documentos, compartilhar
arquivos de mídia e uma infinidade de outras funções destinadas a
tornar a comunicação virtual mais próxima e diversificada.
A ferramenta de maior
alcance na comunicação
De acordo com pesquisa
realizada pela Infobip, o WhatsApp é o aplicativo mais usado no
Brasil: 99% dos brasileiros têm o app instalado no telefone e 85%
deles abrem todos os dias. O risco de desinstalação é ínfimo, já
que apenas 1% das pessoas afirmaram que quase nunca o abrem.
Por isso, já fica fácil notar que
não há nenhum instrumento de comunicação em massa mais abrangente
nos dias de hoje. No entanto, a transmissão dessas mensagens
resulta em bons acordos para seguradoras, corretoras e segurados se
a interação estiver alinhada com as expectativas do cliente.
Como interagir no WhatsApp
de maneira eficiente?
É importante não esquecer quem é
seu público-alvo daquele momento para conseguir estruturar um
diálogo adequado à faixa etária, realidade social e demais
especificidades inerentes àquele cliente.
Por exemplo, se estiver ofertando
um seguro Auto para um jovem de 20 anos, evite palavras
cerimoniosas que soem como arcaicas. É preferível usar neologismos
e palavras mais informais. Já se o interlocutor virtual for alguém
de meia-idade, a abordagem poderá ser mais inclinada ao padrão
formal. Ou seja,a linguagem precisa criar uma identificação entre
os interlocutores para que o vínculo seja estabelecido.
Mas, cuidado, não
exagere!
Ainda que pareça uma armadilha
sedutora, a informalidade não deve se tornar uma muleta para cair
no desleixo gramatical. As normas da Língua Portuguesa não devem
ser abandonadas, deve haver uma adequação no tom de voz textual sem
jamais esquecer que a relação estabelecida é de
empresa/consumidor.
Da mesma maneira, uma linguagem
extremamente rebuscada pode ser percebida como pernóstica e
arrogante.
Portanto, faça sempre uso da
empatia linguística e das regras do Português.
WhatsApp business: a
oportunidade de comercializar o bate-papo
O sucesso gigantesco do WhatsApp
como canal de comunicação pessoal levou as empresas a vislumbrar a
possibilidade de divulgar e vender seus produtos e serviços por
meio do app.
Buscando atender às
particularidades das demandas empresariais, o WhatsApp Inc. lançou
o WhatsApp Business em 2018. O app é destinado a empresas de
pequeno porte e também é gratuito. Ele contém funcionalidades
diferenciadas além das que já possui a versão convencional.
Vantagens exclusivas do
WhatsApp Business
- Exibe produtos e serviços e responder perguntas enquanto seus
clientes fazem compras
- Automatiza respostas
- Permite criar um catálogo de produtos e serviços
- Permite organizar e responder mensagens por meio de atalhos no
teclado
WhatsApp Business
API
Para empresas de médio e grande
porte foi criado o WhatsApp Business API . Possui as mesmas
funcionalidades do WhatsApp Business e ainda foram
agregadas mais vantagens. A saber, algumas delas:
- Obter um selo oficial de verificação da conta
- Resgatar históricos de conversas
- Integrar o canal a sites e softwares, facilitando o
gerenciamento dos dados
É seguro enviar informações
confidenciais pelo app?
Como já dito nos tópicos
anteriores, o WhatsApp não é só uma ferramenta de chat, muitas
grandes seguradoras usam de forma profissional, inclusive para
iniciar atendimento de sinistros e até fechar contratos por meio de
envio de links específicos. Apesar da facilidade, como tranquilizar
os segurados de que os dados enviados durante a troca de mensagens
estão seguros?
O WhatsApp utiliza criptografia de
ponta-a-ponta. E o que isso quer dizer? Significa que os dados só
podem ser lidos pelo remetente e pelo destinatário, já que quando
uma mensagem é enviada, ela segue o caminho virtual em forma de
código (criptografia) e apenas o destinatário da mensagem tem a
chave cibernética para descriptografar( transformar aquele código
em palavra, áudio ou qualquer outra mídia encaminhada). Como todo
esse processo é automatizado pelos softwares e aplicativos, não há
como ninguém ter acesso às mensagens trocadas.
Encurtando
distâncias
Para estabelecer uma boa relação
entre seguradora, corretor e segurado por meio de mensagens
instantâneas via WhatsApp, é imprescindível investir no incessante
desenvolvimento da boa comunicação para encurtar a distância
com o cliente de modo que ele não sinta a desconfiança que, muitas
vezes, a virtualidade evoca. Portanto, a melhor forma de aproveitar
o poder do WhatsApp como mola propulsora para a venda de
produtos e serviços é a comunicação.