No encerramento do evento, o presidente do CCS-RJ, Luiz
Mário Rutowitsch, ao lado da diretora secretária do Clube, Dayse
Magesti. No telão, alguns dos associados. E o diretor financeiro do
CCS-RJ, Marco Marques, ao lado do fundador da Educa Seguros,
Anderson Ojope
Foram mais de 20 horas de
transmissão, online e gratuita, ao longo de dois
dias – mais da metade deste tempo com painéis e entrevistas
realizados ao vivo. Ao final do evento, o presidente do Clube dos
Corretores do Rio de Janeiro (CCS-RJ), Luiz Mario Rutowitsch, era a
cara da satisfação: "Estamos muito felizes com os resultados
obtidos neste Connection 2021. O evento obteve êxito e as
informações de qualidade fornecidas por todos os palestrantes e
debatedores serão incorporadas ao cotidiano de trabalho do corretor
de seguros”, destacou Rutowitsch. O fundador da Educa Seguros,
Anderson Ojope, correalizador do evento, complementou: “O
Connection 2021 foi uma oportunidade ímpar para todos os
envolvidos, e nós estamos muito orgulhosos do resultado final.
Tivemos espaços que trataram da importância e visão das mulheres,
demos ênfase no gerenciamento de risco e conseguimos, mais uma vez,
comprovar o papel central do corretor de seguros em meio ao nosso
mercado.”
Com a pandemia, o seguro de saúde
tornou-se um dos produtos mais procurados no mercado. O
painel RH + colaboradores satisfeitos: receita
recorrente para os corretores de seguros, com mediação do
diretor executivo e comercial da D'Or Consultoria, Pedro Monteiro,
deixou claro que é necessário popularizar este tipo de cobertura:
"Apesar de ser muito importante, por se tratar da saúde das
pessoas, os planos ainda estão muito restritos a grandes empresas.
E ficaram cada vez mais caros com o passar dos anos”, afirmou
Monteiro. O diretor de mercado da MAG Seguros, Alfeo Marchi,
mostrou algumas das ações para reverter o quadro anteriormente
apontado: “A possibilidade de diferentes coberturas, com maior ou
menor abrangência de médicos e hospitais, por exemplo, pode ser uma
grande solução.”, destacou.
A diretora de produto e
relacionamento da Moltrio Insurance, Cida Amaral chamou a
atenção para o que deve ser prioridade do corretor de seguros: "O
mais importante é ter uma disciplina para prospectar, bem como
manter um processo consolidado para tal". E o superintendente
regional RJ/SP da Capemisa Seguradora, Paulo Henrique Gomes,
destacou o papel do corretor: "Ele deve repassar ao cliente
informações valiosas que o tornam, cada vez mais, um consultor dos
clientes. Com os clientes de pequenas e microempresas, isso ainda é
mais viável.”
Na sequência, outro painel focou na
popularização dos planos: Ramos elementares: a redescoberta dos
seguros básicos, com a mediação do diretor financeiro do CCS-RJ,
Marco Marques. "Considerando o aumento dos microempreendedores no
Brasil e o cenário da pandemia, revisamos todos os produtos e
processos da companhia, tornando-os mais simples para os
consumidores", destacou o superintendente executivo da Bradesco
Seguros, Pablo Guimarães. Já o diretor de Produtos Automóvel e
Massificados da HDI Seguros, Marcelo Silva de Moura, enfatizou a
necessidade de personalizar os produtos: "Estamos lançando
trabalhos em conjunto com corretores, para que nossos próximos
lançamentos sejam cada vez mais eficientes para o consumidor."
O sócio da Aris Corretora de
Seguros, Thiago Fecher, observou como a cultura dos brasileiros
influenciam no fechamento de negócios em nosso setor. "Heranças
culturais levam à população a não se sensibilizar sobre os riscos
que corremos no dia a dia. O papel do corretor é sensibilizar o
segurado em relação ao risco. Eu costumo fazer um exercício que é
levar o segurado para fora da empresa dele e, da calçada,
perguntar: “E se a sua empresa pegar fogo, tiver um incêndio...
Como você vai reagir? Você tem caixa para cobrir os prejuízos?",
comentou Fecher. E a superintendente de Massificados da Allianz,
Ana Freitas, ressaltou as oportunidades nos seguros de residência:
"O seguro residencial é muito amplo e precisamos falar mais sobre
ele, para que todos possam entender a necessidade e o auxílio que
ele causa para as pessoas."
A união faz negócios
- O último case da Connection
2021, Somando forças: os desafios e benefícios na
fusão de duas corretoras de seguros, apresentou a história
de Gustavo Andrade e Ygor Sydharta. Amigos de longa data, cada um
tinha sua trajetória profissional, até montarem a própria
corretora: a VSX Seguros. "Eu percebi a necessidade de junção com o
Gustavo. Eu sabia que tinha que fazer, mas não sabia como executar.
Então, o Gustavo veio com definição de processos e controle
gerencial, e eu fiquei com a parte comercial e de relacionamentos.
E então, nossa empresa começou a evoluir absurdamente", contou
Sydharta. "É fundamental entender se os valores do outro são
compatíveis com os seus para saber até que ponto essa fusão será
benéfica para ambos", acrescentou Andrade.
O Gerenciamento de
riscos e o papel do corretor de seguros foi o tema da
entrevista final do Connection 2021. Na conversa com o presidente
do Conselho Deliberativo da ABGR Brasileira de Gerência de Riscos
(ABGR), Haroldo Alves Araújo, o head of
insurance da Hydra, Christian Negreiros Mendonça,
ressaltou a importância de estar sempre antenado ao mercado.
"Um bom gerenciamento de risco é também um exercício de imaginação.
Ser visionário, atualização constante e constância no uso dos
melhores métodos é essencial para o gerente de risco", destacou o
executivo.
Após uma grande expansão do ramo
por conta da pandemia, o painel A onda dos seguros de
vida: o que esperar do ramo em 2022?, mediado pela
diretora secretária do CCS-RJ, Dayse Magesti, tentou desvendar
quais os melhores caminhos para quem trabalha com esse produto.
"Esperamos um crescimento contínuo
no ramo de vida. O uso da inteligência artificial para identificar
os hábitos de consumo dos clientes. E vão ocorrer muitas novidades,
como a ampliação do rol de doenças graves que serão cobertas",
ressaltou a diretora de Distribuição e Planejamento do Vida em
Grupo da Prudential, Paula Bernardoni. Já o diretor de Vida e
Previdência da SulAmérica Seguros, Victor Bernardes, disse
acreditar "na democratização dos seguros de vida, mesmo que seja
para um primeiro produto, mesmo para aquelas pessoas que ainda não
constituíram família".
"O recado principal é para o
corretor: espero que ele não deixe de ir ao cliente! Não existe
produto barato ou caro: existe o produto certo para cada cliente",
enfatizou o diretor de mercado da MAG Seguros, Alfeo Marchi. "O
corretor precisa pensar como nós, do lado das seguradoras, e não
achar que o consumidor não quer determinado produto. Não tem que
achar que o único produto que vende é seguro para carro", completou
o Superintendente Comercial da Bradesco Seguros, Abilio
Riomayor.
A nova Lei de Licitações e
seus impactos para o Seguro Garantia foi o assunto da
última palestra do Connection 2021. O vice-presidente da Junto
Seguros, Roque de Holanda Melo, mostrou que é possível trabalhar
totalmente online com este ramo tão importante para o setor público
brasileiro. Destacou também o pioneirismo da Junto Seguros no ramo:
"Somos a primeira seguradora digital que trabalha com Seguro
Garantia no país. Temos uma plataforma completa, com informações
adicionais sobre o ramo", destacou Melo.
O Estado do Rio de Janeiro teve
também um painel para chamar de seu: Rio de Janeiro:
desempenho e potencial de crescimento do mercado local,
com a medição do diretor financeiro do clube, Marco Marques.
Abordando aspectos do Rio de
Janeiro, o presidente do Clube Vida em Grupo (CVG-RJ), Octávio
Perissé, celebrou o aumento das vendas no ramo Vida. "Nosso nicho
de mercado ganhou muito protagonismo nos últimos meses. E o mercado
de seguros deu uma resposta muito rápida aos consumidores", disse
Perissé. Já o diretor territorial da Mapfre, Elson Azevedo, pontuou
que "a pandemia apenas acelerou o desenvolvimento das seguradoras
no campo da tecnologia."
"Muitos olham para o passado e
entendem que, depois de grandes crises, tivemos momentos de pujança
na economia. É para essa perspectiva que precisamos nos preparar",
concluiu o diretor da AECOR-RJ e vice-presidente de Comunicação da
Fenacor, Amilcar Vianna.
Lugar de mulher é no
mercado de seguros - Personagem de muito destaque no
Connection 2021, a mulher - ou melhor - as mulheres fecharam com
chave de ouro o último painel desta edição: Conexão,
Evolução e Negócios: Pilares que movem o mundo, com
mediação da diretora do CCS-RJ, Dayse Magesti, e da gerente de
projetos da Educa Seguros, Marina Zanco.
A diretora-executiva de Negócios
Corporativos e Saúde da Allianz, Karine Barros, começou destacando
que "graças à evolução tecnológica, apesar de termos ficado muito
longe uns dos outros por causa da pandemia, conseguimos fazer novas
conexões". E complementou: "Claro que nada substitui as reuniões
presenciais: estar junto é muito importante. E valorizarmos muito
ter conseguido manter nossas parcerias com corretores e
operadores.”
Para a Diretora Comercial da
Benevix, Vanessa Kischner, "é importante ressaltar que, apesar da
distância entre as pessoas, a pandemia trouxe muita coisa nova em
relação a oportunidades para o mercado". "Nos seguros de saúde, por
exemplo, houve muitas novidades, como as assinaturas digitais,
novos aplicativos e a automatização dos processos", observou.
E a gerente comercial corporativo
da Unimed-Rio, Andrea Damásio, finalizou destacando a importância
da realização de um evento feito por corretores de seguros, para
corretores de seguros: "O Connection 2021 mostrou isso: a gente tem
que trabalhar de mãos dadas. O corretor tem que trabalhar com a
seguradora, com a cooperativa médica. Procurar saber quantas
oportunidades tem de negócios. Isso é o mais importante."
"Saímos com uma bagagem
profissional rica e atualizada e plenamente conectada ao novo
cenário de atuação dos profissionais do setor. Agradecemos a todos
que acompanharam esta jornada de sucesso e desde já fica feito o
convite para o Connection 2022", finalizou o presidente do CCS-RJ,
Luiz Mário Rutowitsch.
Números – O
Connection 2021 transmitiu mais de 20 horas de conteúdo, totalmente
online e gratuito, com mais de 70 palestrantes e convidados, vários
deles das maiores seguradoras do país. Durante dois dias, 15 e 16
de setembro, o Connection 2021 reuniu, no mesmo espaço virtual,
corretores, executivos, empreendedores entre
outros players do mercado de seguros de todo o
Brasil. Mais de 2 mil inscritos assistiram à programação.
Site - https://connection.ccsrj.com.br
Com o lema “Conexão – Evolução –
Negócios”, o Connection 2021 teve como principal objetivo desta
edição conectar corretores de seguros de todo o país, para que
eles aproveitem oportunidades entre si e com os diferentes players
do mercado de seguros.
Patrocinadores – Unimed-Rio, Capemisa
Seguradora, Bradesco Seguros, Allianz, MAG Seguros, SulAmérica,
Benevix, BrasilPrev, HDI Seguros, Junto
Seguros, Liberty Seguros, Rede Lojacorr, MAPFRE, Moltrio, Porto
Seguro, Prudential, Resolvida – Solução
Digital em Seguros, Segfy, Seguros Unimed, Sicoob Coopvale e Tokio
Marine. Apoio Institucional: ABGR, ANM,
Sou Segura, ACONSEG-RJ. Mídia
especializada: Revista Apólice, Blog do Corretor,
Revista Cobertura, CQCS, Diário Comercial, Revista/Portal Fator
Brasil, Revista InsuranceCorp, Jornal Nacional de Seguros – JNS,
JRS, Monitor Mercantil, Editora Roncarati, Agência Segnews, Revista
Segurador Brasil, Revista Seguro Total, Seguros.inf., Blog Sonho
Seguro, Panorama Seguro
Sobre o CCS-RJ
|
Fundado em 1980, o Clube dos
Corretores de Seguros do Rio de Janeiro busca estimular encontros e
debates para o desenvolvimento do setor e da categoria. A entidade
promove a articulação estratégica e contínua com todos os
integrantes do sistema nacional de seguros privados. http://ccsrj.com.br/
Sobre a Educa Seguros
|
Fundada em 2016, no Rio de Janeiro,
é uma agência de marketing digital e criação de conteúdo
especializada em seguros. Atende a corretoras, seguradoras e
instituições do setor em todo o país. www.educaseguros.com.br