“Em negociações no mundo virtual, o
segurado teme não receber o que foi contratado, portanto, a relação
de confiança dele continua sendo com o corretor de seguros”. A
afirmação foi feita pelo presidente da Escola Nacional de Seguros,
Robert Bittar, na tarde da última sexta-feira, 8 de junho, durante
sua palestra no Congresso dos Produtores e Consultores de Seguros
da Argentina.
Organizado pela Associação Argentina de Produtores e Consultores de
Seguros (AAPAS, na sigla em espanhol), o evento aconteceu nos dias
7 e 8 de junho, em Mendoza, na Argentina. Bittar falou sobre o tema
“Canais de Distribuição – Meios Remotos”, baseado em pesquisa
desenvolvida pela Escola.
O estudo identificou que o corretor de seguros não deve temer o
avanço da tecnologia, mas usá-lo como aliado para potencializar
seus negócios. “Ficou constatado que o consumidor tem resistência
em comprar seguros por meios remotos. A Internet se tornou um
importante canal de informação, mas a concretização da contratação
do seguro ainda depende do corretor”, declarou Bittar.
Ao longo de sua explanação, o presidente da Escola também fez
comparativos da realidade brasileira com a de países como
Argentina, Chile, México, Estados Unidos e Inglaterra. Segundo ele,
tanto no Brasil quanto na Argentina há um grande volume de
pesquisas na internet sobre termos relacionados a seguros, porém, o
volume de vendas gerado no ambiente on-line é baixo.
Para Bittar, dois fatores contribuem para esse cenário: o
desconhecimento da população sobre a compra dos seguros on-line e a
falta de confiança neste canal. “O segurado tem receio de adquirir
um serviço falso ou diferente do anunciado na Internet”,
finalizou.