Entre 2018 e 2020, a Sompo Seguros
será a líder do Programa de Seguros de Transportes do Grupo
Volkswagen do Brasil (que envolve as marcas Audi, MAN e Volkswagen)
para o triênio de 2018 a 2020. O negócio foi intermediado pela
Volkswagen Corretora de Seguros.
A companhia venceu a concorrência da
qual participaram outras seis seguradoras. A Sompo tem investido em
capital humano, processos e tecnologia especialmente desenvolvida
para atender às demandas próprias do segmento automobilístico,
sobretudo na área de Sinistros e ferramentas de Gerenciamento de
Riscos. Foram criados dashboards (painéis de indicadores)
específicos para análise de performance das transportadoras e
gestão da movimentação de produtos e componentes para cada
concessionária. Esse recurso propicia meios para que seguradora e
montadora identifiquem os pontos de atenção e estabeleçam planos
tanto para o gerenciamento de riscos, que vise minimizar a
possibilidade de ocorrências de sinistros; quanto para melhoria do
fluxo logístico.
A Sompo também se valeu de sua equipe
técnica de subscrição, que acumula mais de 20 anos de experiência
no atendimento ao setor automobilístico. Tanto é que, hoje, a
companhia conta com profissionais dedicados aos clientes da área
automotiva nas áreas Comerciais, de sinistros e de gerenciamento de
riscos.
Posição de Destaque
Além de atestar todo o esforço da
equipe da seguradora em estabelecer soluções customizadas que
atendam às necessidades dos segmentos da economia em que seus
clientes atuam, a conquista do Programa de Seguros de Transporte do
Grupo Volkswagen também tem uma relevância histórica para a Sompo
Seguros. A área de transportes da montadora de origem alemã foi
atendida por 43 anos pela Yasuda Seguros, subsidiária do grupo
japonês que deu origem à Sompo Seguros no Brasil após integração
com a Marítima Seguros. Passados doze anos, a montadora volta à
carteira de clientes, agora atendida dentro da soluções,
funcionalidades e cultura da Sompo Seguros. De janeiro a agosto
deste ano, a Sompo registra R$ 183,1 milhões em Prêmios Emitidos, o
que representa um crescimento de 26,9% frente aos R$ 144,3 milhões
alcançados no mesmo período de 2016. Isso fez com que a Sompo
saltasse da quinta para a segunda posição entre as maiores
carteiras do mercado geral de Transportes. Porém a companhia já
detém a liderança de mercado nos seguros de Transporte Nacional e
Internacional da categoria Embarcador (dono da carga).
Adailton Dias, diretor de Produtos e
Sinistros da Sompo Seguros, explica que a companhia investiu em
recursos, know-how e tecnologia para chegar a um nível de
especialização em que, além de ajudar seus clientes na mitigação de
riscos, ainda proporciona taxas e condições altamente competitivas.
Já o diretor comercial da companhia, Fernando Grossi, disse haver
um clima de satisfação com a conquista. “A proposta que resultou no
negócio fechado foi resultado do empenho e um forte trabalho de
equipe, no qual diversas áreas da companhia estiveram envolvidas”,
finalizou.