O cenário instável que atinge a economia brasileira há mais de dois anos não reduziu o interesse dos jovens em seguir a carreira de corretor de seguros. É o que sinaliza a mais recente edição do estudo Carta de Conjuntura, editado pelo Sincor-SP, segundo o qual a quantidade de corretores em atividade no estado de São Paulo não para de crescer.
De acordo com o estudo, o volume de profissionais habilitados no mercado paulista subiu de 36 mil em dezembro de 2014 para 38 mil no mesmo mês em 2015; chegou a 40,3 mil no final de 2015 e atingiu a marca de 41 mil no mês passado. “Em média, temos dois mil novas empresas corretoras ou corretores, com uma taxa média de crescimento de 6% ao ano”, diz o estudo, coordenador pelo consultor Francisco Galiza.
De acordo com a Carta de Conjuntura, mais do que indicar um maior interesse profissional da sociedade pelo segmento de distribuição de seguros, esse avanço sinaliza também a vitalidade do mercado de seguros.
Ainda de acordo com o estudo, dos mais de 41 mil profissionais habilitados em São Paulo, 63% atuam como corretores pessoas físicas e 37% corretoras pessoas jurídicas.
Outro detalhe importante apurado é que a grande maioria dos corretores de seguros paulistas – 80% – opera em todos os ramos e apenas 20% é especializada em seguros de vida, previdência aberta ou saúde.
O estudo apurou também que a maior parte desses profissionais – 52% – atua no interior do estado.