Administradoras de consórcios passam a
ser alvo da companhia
Para este ano, a Previsul prevê
atingir R$ 348,8 milhões em prêmios emitidos, com investimentos na
ordem de R$ 6 milhões em sistemas e ferramentas operacionais.
“Esperamos alcançar em 2017 um resultado líquido de R$ 23 milhões.
Para isso, estamos iniciando nossas atividades em ramos
elementares, com o seguro de quebra de garantia, que é voltado para
administradoras de consórcios”, conta Renato Pedroso (foto),
presidente da Previsul. “Nossa intenção é ampliar a atuação da
companhia nesse ramo, com a possível entrada em seguros
residenciais e financeiros”, emenda Pedroso.
O CEO faz um balanço positivo da
atuação da Previsul em 2016. “A companhia se destacou em um mercado
recessivo e competitivo. Atingimos os nossos objetivos e até
superamos algumas marcas traçadas para o ano como, por exemplo, de
emissão e lucro líquido. O mais importante foi ter conquistado, de
forma consistente, o apoio e a confiança do corretor de seguros em
nosso trabalho, refletido em novas vendas de seguros de pessoas,
que atingiram R$ 9,2 milhões até outubro”, revela. Entre janeiro e
outubro, a companhia cresceu 24% e emitiu R$ 200,2 milhões em
prêmios. O setor, segundo dados da Confederação Nacional das
Seguradoras (CNseg), cresceu 7,9% até outubro em relação ao mesmo
período do ano passado. “Um dos fatores que contribuíram para o
nosso crescimento foi o aumento da base de corretores, na ordem de
11%, chegando a 4.250 no total”, afirma Pedroso, ressaltando que
mesmo com o aumento na emissão de apólices, a sinistralidade global
da companhia cresceu apenas 6% e o lucro líquido, 50,6%, atingindo
R$ 14,4 milhões até outubro.
O mercado de seguros, a exemplo de
toda a economia, sentiu os efeitos da crise no ano passado. As
contratações de risco no ramo de pessoas, que exclui os planos de
previdência, chegou a apresentar retração superior a 1%, de acordo
com um levantamento da Superintendência de Seguros Privados
(Susep). “Contudo, considerando que o setor de serviços apresentou
retração de quase 7% no ano passado, é possível dizer que, mesmo
com a crise, o mercado de seguros é menos impactado, por ainda
apresentar uma demanda reprimida”, avalia Pedroso, lembrando que se
deve incluir na retração o impacto inflacionário, o que levará o
setor de seguros de pessoas, onde a Previsul atua, a apresentar um
número negativo em 2016.
Com 110 anos de atuação, a Previsul é
referência em seguro de pessoas no Brasil. A empresa está presente
em nove Estados com oito escritórios, além da matriz em Porto
Alegre (RS).