A função principal de um
Corretor de Seguros é a de angariar e promover os seguros. Isso
significa, em outras palavras e de uma maneira mais direta, VENDER!
Sendo assim, você precisa “preparar o terreno” e ir sondando se é o
momento de fechar, bem como se o cliente já está pronto para
comprar. Abaixo mostro uma excelente técnica para fazer
isso:
Fechamento preliminar:
O objetivo dessa técnica é descobrir se o cliente está pronto para
comprar. Ela não determina o fechamento de venda, mas permite que
você avalie suas possibilidades, através da contribuição de um
ponto de vista ou opinião. Você acaba percebendo se o cliente está
quente ou frio; se é necessário dar continuidade à apresentação ou
se ele está pronto para fechar. É exatamente por não pressionar uma
decisão, que você pode com mais facilidade neutralizar a rejeição
que impede a compra. Veja um exemplo:
“Melissa, você acredita que seus funcionários passarão a valorizar
mais o emprego em função desse plano de saúde?” ou: “Então, o
senhor não acredita que este seguro é o ideal para suas
necessidades?”
Se o cliente responder positivamente, o negócio está fechado. Caso
contrário, você precisa saber quais são os verdadeiros interesses
dele e passar-lhe mais informações.
Sucesso e Boas Vendas!