Diariamente o Corretor de
Seguros é surpreendido com as mais variadas formas de objeções por
parte dos compradores, na maioria das vezes, quando eles ainda
estão indecisos em relação ao seguro proposto.
Embora possam ser apresentadas em palavras diferentes, as
objeções pretendem, invariavelmente, ser uma defesa do comprador
para apenas cinco motivos: quando ele não conhece muito bem a
relação de custo-benefício que as proteções securitárias
proporcionam, quando não considera o produto importante, porque ele
acredita que “não precisa”, porque não conhece ou não confia em
quem está vendendo ou porque prefere protelar sua decisão de compra
em função de alguma insegurança.
Sendo assim, mesmo considerando a experiência que o Corretor
adquire em sua atividade, consideramos útil a apresentação de
algumas das objeções mais frequentes utilizadas pelos Clientes e as
respostas que têm tido maior êxito em neutralizá-las.
Por isso, consideramos essa dica de
leitura como um valioso instrumento de apoio ao
profissional de vendas que deseja melhorar seus conhecimentos,
aprimorar o desempenho e aumentar os níveis de produção, atendendo
aos Clientes com eficiência e conseguindo atender plenamente suas
expectativas de fazer um bom negócio.
Nós o recomendamos como ferramenta de trabalho indispensável
para o aumento da produtividade do Corretor de Seguros que busca o
sucesso constante. Boa leitura e muitas vendas!
Este livro não pretende esgotar o assunto sobre como
neutralizar objeções, porque o mercado é dinâmico e criativo, mas é
uma base de memória recomendável para tornar o Corretor de Seguros
mais preparado para as diferentes respostas negativas que possa
enfrentar, principalmente para os mais novos e para os veteranos
que pretendem atuar com ramos que ainda não dominam
totalmente.
A primeira regra para você enfrentar qualquer tipo de objeção
é levantar previamente as necessidades do Cliente e apresentar uma
boa proposta, defendendo a ideia de que o seguro apresentado é uma
solução interessante para ele. Claro que, para isso, você precisa
conhecer profundamente todas as vantagens do seu produto, suas
coberturas e serviços adicionais, assim como deve também conhecer
as diferenças em relação aos seguros oferecidos por Corretores
concorrentes.
O objetivo deste livro é mostrar como sustentar sua posição.
Aqui você conhecerá vários argumentos para contornar as objeções
mais frequentes, transformando o NÃO em SIM. Estar preparado para
essa fase da negociação é o que determinará o seu sucesso, além de
tornar o seu trabalho bem mais simples.
André Santos
André Santos é Corretor de
Seguros, formado em Comunicação Social e palestrante. Autor dos
livros Seguros de Vida e Previdência – Modernas estratégias de
venda (obra premiada com mais de 12 mil exemplares vendidos);
Seguros: Como vender mais e melhor! e Dicas de Venda de Seguros,
além de conteúdos de programas de ensino a distância, dentre eles
para a Bradesco Seguros e Mapfre Seguros. Professor da Escola
Nacional de Seguros – Funenseg e especialista em comunicação de
venda. É também diretor da Treinaseg Consultoria e Treinamentos em
Seguros, pela qual ministra treinamentos e palestras por todo o
Brasil. Um apaixonado por vendas!