Quando o assunto é o setor
comercial, o Brasil está longe de ser exemplo. Uma pesquisa da
companhia sueca Better Business World Wide com 16 países mostrou
que os vendedores brasileiros ocupam a 15ª posição em relação ao
bom desempenho de suas funções.
Para quem quer melhorar a atuação e
ser mais assertivo nas vendas, o consultor da Mega Empresarial,
Roberto Vilela, dá algumas dicas que considera fundamentais.
Confira:
1. Comunicação e
networking
O primeiro passo é saber se comunicar e
criar relacionamento com clientes e prospects. “Você precisa
trabalhar o networking para poder vender mais e melhor. Uma rede de
contatos bem estabelecida permite que o profissional possa recorrer
a essa agenda mesmo em tempos de crise e extrair novos negócios
graças ao relacionamento bem sucedido. Quando tiver que comprar,
qualquer pessoa opta por aquele vendedor em quem confia”, explica
Roberto.
2. Saiba trabalhar em
equipe
Assim como ter bons contatos de clientes, saber se relacionar com
os colegas de trabalho é não só um diferencial, mas uma
necessidade. “Quando não puder atender uma demanda urgente, tenha
certeza de que vai poder contar com a sua equipe, para que o
cliente seja bem atendido. Há uma concorrência interna na área
comercial que não pode extrapolar um limite: o da busca pelo
resultado comum, que a empresa quer alcançar com o esforço de
todos”, salienta o consultor da Mega.
3. Saiba o que de fato está
vendendo
Roberto enfatiza ainda que antes de se propor a vender é preciso
conhecer a fundo os produtos e serviços que vai oferecer. “É um
exercício continuo, que exige estudo e atualização. Saber a
história da empresa, as políticas que ela adota e levar estas
questões para o atendimento é imprescindível”, diz.
4. Conheça o cliente e suas
necessidades
Não adianta oferecer algo que não fará diferença para quem está
comprando. Saber dos gostos, hábitos e opiniões do cliente é um
diferencial. “Isso ajuda na hora de realizar um atendimento
personalizado. No varejo, por exemplo, é aquela mensagem que você
recebe de um vendedor dizendo que recebeu um casaco que tem a ver
com você ou as novidades da sua marca preferida”, aponta.
5. Treinamento é sempre
importante
Por último Roberto destaca que buscar profissionalização por meio
de consultorias e treinamentos é fundamental para quem quer ser
mais assertivo. “Isso ajuda o vendedor a conhecer melhor o mercado,
a ter novas motivações e a refletir sobre o próprio comportamento,
identificando pontos de melhorias”, finaliza.