1. Ofereça Demonstrações Do Produto
Quando for possível, mostre ao cliente como o produto funciona. Ligue na tomada, aperte o play ou faça o que for possível. No caso de produtos que não funcionam desta forma, ofereça amostras grátis.
O cliente fica mais confiante sobre a eficiência do mesmo e mesmo que não decida comprar naquele momento, as chances de voltar e comprar com a pessoa que melhor demonstrou o produto são muito maiores.
2. Tenha Paciência Ao Explicar Os Benefícios Do Produto
Lembre-se que cada pessoa tem um nível de conhecimento diferente sobre um produto. Tente encontrar um nível adequado para que a pessoa entenda sobre o que você está vendendo e possa fazer a compra.
Por exemplo, uma pessoa pode querer comprar um iPhone sem nem mesmo saber falar o nome, só porque ouviu alguém falando que era bom. Neste caso, não vai dizer para ela sobre o sistema, aplicativos, etc. Ao invés disso, vai falar que é de uma marca boa, que dará para tirar fotos, fazer ligações, mandar mensagens, entrar na internet, etc.
3. Entenda O Que O Cliente Quer
Tem vendedor que possui aquela velha mania de funcionário antigo: quer vender o que vai ganhar mais e não o que o cliente quer. Saiba que é mais vantajoso vender um produto de R$10,00 que é o que o cliente busca do que oferecer um de R$100,00, que ele não busca.
Aquela velha história de que “vale mais um pássaro na mão do que dois voando”. Ao entender o que o cliente quer, suas chances aumentam e melhor vender pouco do que nada.
Além disso, o cliente que se sente compreendido e já foi em várias lojas onde ofereceram o que ele não queria, com certeza vai voltar até você das próximas vezes.