A Agência Nacional de Saúde
(ANS) suplementar alterou os parâmetros usados para calcular o
índice de reclamações das operadoras de planos de saúde. Até então,
o parâmetro refletia apenas as queixas registradas na ANS. Agora,
também irá considerar a conduta das operadoras na resolução dos
problemas e o número de reclamações que resultaram em abertura de
processo administrativo.
O novo índice, que permite aos clientes comparar a atuação
das empresas, está disponível a partir desta sexta-feira (25)
na página da ANS na internet
(cliquei aqui para acessar a lista
completa). Lá o beneficiário tem acesso a gráficos e ao
ranking com a lista das dez operadoras com maior índice geral de
reclamações, divididas por porte e por tipo de atenção (assistência
médica ou exclusivamente odontológica). Veja o ranking das dez
primeiras ao final da reportagem.
Também é possível ver
detalhadas as reclamações por tipo de classificação (assistencial e
não assistencial) e por subtema (rede de atendimento, prazos
máximos para atendimento, rol de procedimentos, reembolso, entre
outros). O beneficiário pode ainda calcular os indicadores de cada
operadora individualmente.
No cálculo do índice são computadas as reclamações que a
agência recebe dos consumidores por meio do
Disque ANS (0800 701
9656), do formulário eletrônico disponibilizado na página da
agência na internet, por carta ou ainda presencialmente, em um dos
12 núcleos da ANS no país.
Transparência
Em nota divulgada à imprensa, a agência informou que, ao
incorporar novos elementos, o objetivo é dar mais transparência e
funcionalidade à ferramenta, ajudando o beneficiário na escolha ou
avaliação do plano.
“O novo índice foi aprimorado de forma a refletir informações
que são, de fato, úteis aos consumidores que desejam comparar
operadoras e planos de saúde e fazer, assim, uma escolha mais
acertada. Esse novo conjunto de informações é mais preciso e
qualificado”, explicou a diretora de Desenvolvimento Setorial da
ANS, Martha Oliveira.
O índice será atualizado mensalmente, com referência em dados
dos últimos três meses. Antes, a atualização era feita com base em
dados dos últimos seis meses.
De acordo com a ANS, a nova metodologia foi discutida entre
técnicos da agência e representantes do setor de saúde
suplementar.
Veja a lista das dez operadoras com maior índice geral de
reclamações:
1º Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Medico do Rio de
Janeiro
2º Unimed Norte/Nordeste-Federação Interfederativa das
Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico
3º Medisanitas Brasil Assistência Integral à Saúde
S/A.
4º Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho
Médico
5º Biovida Saúde LTDA
6º Petróleo Brasileiro S.A.- Petrobras
7º Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro LTDA
8º Sul America Companhia de Seguro Saúde
9º Unimed do Estado de SP - Federação Estadual das Coop.
Médicas
10º Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do
Brasil