O Brasil é o país com o maior
número de dentistas do mundo, mas somente 21,3 milhões de
brasileiros têm plano odontológico. Destes, 1,144 milhão de
usuários são clientes Hapvida, terceiro maior plano de saúde
odontológico do país. Com o objetivo de garantir aos usuários o
atendimento às consultas nos prazos máximos definidos pela ANS
(Agência Nacional de Saúde Suplementar), o Hapvida criou um
software que internaliza a agenda dos dentistas.
“A medida possibilita um controle
total dos agendamentos, com destaque para o cumprimento de metas
para a realização de consultas que são ainda menores em comparação
com os exigidos pela ANS”, explica Jaqueline Machado,
superintendente de odontologia do Hapvida.
O resultado desse investimento
tecnológico do Hapvida garantiu que, nos últimos cinco anos, o
número de usuários saltasse de 180 mil para 1,114 milhão de
clientes. Só em 2014, o crescimento do número de beneficiários foi
de 34%, enquanto o setor alcançou 5,4%. Para 2015, a meta do plano
odontológico é um aumento de 31% de novos clientes. Nas regiões
Norte e Nordeste a empresa detém 25% do market share, segundo a
ANS.
“A proposta do sistema de
internalização é garantir fluxo para o dentista, aumentando seu
faturamento com o plano, fortalecendo a parceria e, principalmente,
ter controle do aprazamento de consultas para o usuário”, enfatiza
Jaqueline. Desta forma, as agendas se mantém cheias de clientes nas
3 mil clínicas odontológicas credenciadas pelo Hapvida. Por meio da
plataforma, os dentistas disponibilizam seus horários de
atendimento exclusivo para planos Hapvida e os clientes têm o
diferencial de fazer o agendamento via site ou call center, além do
próprio consultório.
A medida resulta em fidelização
da rede de dentistas e na satisfação dos usuários, já que as
clínicas ganham em escala de atendimento e reduzem o custo
administrativo, uma vez que não precisam de um departamento para a
ativação de clientes e de agendamento. Os dentistas trabalham
focados somente no atendimento ao cliente.
Por sua vez, o usuário tem acesso
a uma rede credenciada, bem distribuída e com prazo de atendimento
de sete dias, de acordo com a legislação da ANS (Agência Nacional
de Saúde Suplementar). “Para o Hapvida, o ganho fica na gestão da
rede, pois consegue melhores negociações com as clínicas
credenciadas e oferece um preço mais acessível, além de reduzir
custos de relacionamento, como ligações e novos contratos”, diz
Jaqueline.
Para o presidente do Hapvida,
Jorge Pinheiro, o processo de credenciamento com as clínicas é
diferenciado. “Transferimos toda a expertise do Hapvida na gestão
do plano de saúde, que hoje é líder nas regiões Norte e Nordeste,
para a área de plano odontológico, a fim de realizar um melhor
controle da rede. Todos ganham: dentistas, clientes e operadora”,
conclui Pinheiro.