As médias e pequenas empresas
recebem hoje um atendimento diferenciado dentro das seguradoras.
São profissionais especializados pensando em estratégias para
atrair mais de 3 milhões de empresas que ainda não dispõem de
seguro empresarial, de acordo com estatísticas da Confederação das
Seguradoras (CNSeg). Já há coberturas exclusivas para comércio e
serviços, como pet shop, cabeleireiro, escolas, bem como para
pequenas indústrias, como de metais, bebidas não alcoolicas,
vinícolas, calçados, entre outros que surgem mensalmente.
A Liberty Seguros foi a pioneira no
lançamento de produtos de nicho em março de 2009. Hoje conta com 24
produtos voltados para pequenos negócios, com riscos de até R$ 10
milhões. São mais de 30 opções de cobertura oferecidas para cada
segmento, que podem ser contratadas adicionalmente às coberturas
tradicionais de roubo, furto, incêndio e danos elétricos. “Em 2014,
fechamos o ano com crescimento de 9,4% e para 2015 nossa
expectativa é que os números melhorem ainda mais”, diz Rosy Brode
Herzka, diretora de seguros patrimoniais empresariais da Liberty
Seguros.
Segundo ela, o foco neste ano é
prestar consultoria aos corretores e clientes para entender a
operação de cada segurado como um todo, desde a entrada da
matéria-prima, armazenamento, sistemas protecionais e de que forma
um acidente afetaria a operação da empresa, por quanto tempo e se
há algum plano de contingência e emergência.
A Bradesco Saúde encerrou 2014 com
aumento de 36,3% no faturamento do produto Seguro Para Grupos
(SPG), de 3 a 199 vidas, com mais de 925 mil clientes em 103 mil
empresas. “Esse número representa mais do que o triplo se comparado
aos 290 mil segurados dessa carteira no final de 2009″, conta o
presidente Márcio Coriolano. Em 2014, o faturamento da Bradesco
Saúde e da Mediservice chegou a R$ 14,9 bilhões, o que representa
crescimento de 22,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Hoje a carteira de pequenas empresas representa 28% da receita de
planos coletivos, enquanto que em 2008 representava 14%”, conta
Coriolano.
No ano passado, o segmento passou a
ter coberturas antes exclusivas de grandes empresas. Em outubro, a
AIG lançou um seguro para erros de gestão voltado especificamente a
pequenas e médias empresas, com faturamento até R$ 200 milhões.
O Gestão Protegida 360° contém
todas as coberturas que um D&O oferece, mas vai além e cobre
também a empresa para reclamações relacionadas a atos de gestão e
decisões empresariais. “Em empresas com administração familiar a
dupla cobertura, tanto a pessoa física quanto a jurídica, é
especialmente importante porque o patrimônio da empresa e o das
pessoas físicas muitas vezes se confundem”, destaca Cristian
Achurra, gerente de PME da AIG Brasil. Um destaque no produto é a
extensão de cobertura para práticas trabalhistas indevidas, ligadas
a danos morais causados a funcionários, uma vez que esse tipo de
reclamação está cada vez mais presente no cotidiano
empresarial.
Felipe Smith, diretor da Tokio
Marine, é um dos executivos mais ativos. “Faço palestras educativas
e pesquisas em parceria com o Sebrae para saber o que os
empresários esperam das seguradoras. E o resultado é termos
empresários protegidos de eventuais perdas e crescimento das vendas
para o setor”, garante. Em 2014, as vendas para PME na Tokio
avançaram 36% e no primeiro bimestre deste ano 32%. O sucesso,
afirma, está em desenvolver coberturas diferenciadas, criadas a
partir de conversas com corretores e empreendedores.
Um exemplo é o seguro desenhado
para consultórios médicos, que conta com orientação jurídica em
caso de reclamação de clientes quanto a erros e omissões na
prestação dos serviços. Tem também cobertura para objetos portáteis
que incluem tablets, notebooks e ainda todos os instrumentos de uso
profissional. Já no pacote para instituições de ensino, além dos
riscos habituais, tem também cobertura de responsabilidade civil
que ampara os alunos nas atividades realizadas dentro e fora da
instituição, estendendo-se inclusive ao transporte diário escolar e
a eventos como colações de grau, bailes de formatura, feiras
culturais e quermesses.
Rafael Rodrigues, diretor de
multiprodutos e transporte da Allianz Brasil, conta que a
seguradora fechou 2014 com 90 mil clientes em carteira e a
estimativa é encerrar 2015 com mais de R$ 60 milhões em vendas de
coberturas para empresas com faturamento de até R$ 10 milhões. “Em
abril lançaremos um cardápio com coberturas especiais para 30
segmentos tidos como prioritários, com preços reduzidos e
assistência 24 horas. Incluem desde envio de ambulância para
atender funcionários acidentados como a retirada de bens
descartados para reciclagem”, informou. Uma loja de sapatos, por
exemplo, pagará cerca de R$ 1 mil por ano para ter cobertura de
prejuízos de até R$ 200 mil causados por incêndio e outras oito
coberturas, incluindo de quebra de vidros a roubo.