Quem usa smartphone sabe que um dos pontos fracos do aparelho, independente da marca, é a duração da bateria.
Isso ocorre justamente porque as funções ''inteligentes'' consomem a energia do celular para funcionarem. Mas alguns ajustes pequenos nos smartphones podem fazer a bateria durar mais nos sistemas Android e iOS.
Instruções: ao comprar seu smartphone, separe um tempinho para ler o manual de instruções.
Android: o sistema móvel do Google tem o ajuste automático de economia de bateria. Ele pode variar de acordo com a marca do smartphone. Mas em geral é encontrado em Configurações > Economia de Bateria. Assim, o aparelho coloca funções que consomem bateria em espera quando não utilizadas, elas são automaticamente ativadas quando a pessoa volta a usar o aparelho
Modo avião: há locais onde o sinal da rede celular falha ou é inexistente. A ativação impede que o celular gaste energia procurando a rede. No Android, em Configurações, ative o Modo Offline. No iOS, vá em Ajustes e ative o modo Avião.
Aplicativos: lembre-se de encerrar os aplicativos depois de usá-los. No Android, aperte o botão central por alguns segundos, acesse a lista do que está aberto pelo gerenciador de tarefas e peça para ''encerrar tudo''. No iOS, aperte rápido duas vezes o botão Home para ver os últimos aplicativos usados, depois apoie o dedo sobre o ícone de um deles até que comecem a ''tremer'' na tela. Aperte então o ícone de fechar.
Notificações automáticas: o aparelho gasta energia ao buscar a atualização delas periodicamente. Desative as notificações menos importantes. No Android, é possível desativar a sincronização automática de dados dos aplicativos e a função de dados em 2º plano, que fica em Configurações > Contas e sincronização. No iOS, toda vez que você instala um aplicativo, ele pergunta se você permite notificações automáticas. Para alterar isso depois, vá em Ajustes.
3G: Um dos vilões de consumo da bateria do celular é justamente a rede de internet móvel. Lembre-se de desabilitar o 3G quando a conexão Wi-Fi estiver ativada. No Android, isso pode ser feito em Configurações > Conexões sem fio e rede > Redes móveis e desmarque a caixa. No iOS, vá em Ajustes > Geral > Rede e desative o 3G.
Wi-Fi: Apesar de ajudar a economizar bateria enquanto estamos com o 3G desligado, o Wi-Fi também leva embora parte da bateria do celular, principalmente quando está ativado com nenhuma rede por perto. No Android, abra a central de notificações e desmarque o ícone de Wi-Fi. No iPhone, vá em Ajustes > Wi-Fi.
Bluetooth: mesmo quando você não está usando, o smartphone fica procurando os dispositivos perto dele. No Android, abra a central de notificações e desmarque o ícone de Bluetooth. No iOS, vá em Ajustes > Geral > Bluetooth.
Brilho da tela: quanto maior, mais energia o smartphone precisa gastar para manter a tela iluminada. Procure baixar a intensidade do brilho sempre que possível. No Android, vá em Configurações > Visualização > Brilho. Ainda em visualização, há a opção Ajuste Automático energia; deixe a opção marcada para poupar bateria. No iOS, vá em Ajustes > Brilho e diminua a intensidade.
Bloqueio da tela: quanto mais rápido a tela entrar em espera, melhor para economizar energia. No Android, vá em Configurações > Visualização > Duração da luz de fundo e escolha a menor duração. No iOS, vá em Ajustes > Geral > Bloqueio automático e diminua o tempo.
Geolocalização: o serviço de localização é ativado ou não quando o usuário instala um aplicativo que usa o recurso (como Foursquare, Facebook, Mapas). É bom deixar ativado o recurso apenas para os apps essenciais para você. No Android, abra a central de notificações e desmarque o ícone de GPS. No iOS, Vá em Ajustes > Serviços de Localização.
Modo silencioso: esse modo silencioso (vibração) gasta mais energia do que o som de toque. No Android, para desativar o modo silencioso, apoie o dedo por alguns segundos no botão liga/desliga e desabilite a opção. No iOS, vá em Ajustes > Sons > Vibrar e desabilite o recurso.
Bateria: existem aplicativos que auxiliam no gerenciamento de bateria e identificam programas que estão abertos. No Android, há o Advanced Task Killer, da ReChild. No iOS, há o Battery Doctor, que mostra quanto tempo você ainda tem de bateria para cada recurso.