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Corretores devem explorar outros ramos lucrativos

Fonte: CQCS Data: 10 julho 2014 Nenhum comentário

O Corretor está habituado a trabalhar com os Seguros mais conhecidos pela população, como o de Auto, Vida, Saúde. Porém há outros ramos que podem – e devem – ser mais bem explorados e que também dão tanto lucro quanto esses mais comercializados.

O professor Castello Branco, da Escola Nacional de Seguros, explica que há Seguros que poderiam ser alavancados. “Como o de Responsabilidade Civil profissional. É um ramo que atende toda a coletividade e os Corretores poderiam atuar muito em todas as atividades profissionais, como os médicos liberais, de hospitais. É um nicho muito importante que o mercado carece ser instruído.”

Outro exemplo que ele cita é um segmento que poucos têm conhecimento. “Há um chamado de Responsabilidade Civil Chefe de Família, que todo o chefe da casa deveria ter de cobertura entre 10 a 50 mil reais, dependendo de onde ele mora, se tem empregado, crianças.”

Há também aqueles que são explorados somente por alguns profissionais. “Alguns mais específicos como Seguros de Riscos de Engenharia, Seguro de Garantia, o Corretor deveria atuar mais. Sempre há uma contratação, uma licitação, e a comercialização está na mão de poucos Corretores”, enfatiza o professor.

Castello Branco explica que esses perfis são deixados de lado por diversos motivos. “Primeiro porque existe a necessidade de especialização pouco mais apurada. Segundo porque as seguradoras fomentam o Seguro de Automóvel dando metas para os corretores. E por último é preciso divulgação sobre outros tipos de Seguro, tanto das seguradoras, como também para o mercado.”

Para Castello Branco,um conhecimento mais apurado sobre outros seguros, é a diferenciação da cobertura do Seguro Residencial e do Seguro Risco de Engenharia. “Em pequenas obras em um apartamento, como trocar o piso, fazer rebaixamento de teto, caso aconteça um incêndio, por exemplo, o seguro residencial não cobre, mas sim o seguro de engenharia que daria cobertura.”

No entanto, o que atrai o Corretor de Seguros a atuar em determinado ramo de Seguros, como o de Auto, é o potencial de lucro. “Esses outros ramos também tem possibilidade de lucro, mas não tão atrativa como do auto. O Seguro de automóvel é caríssimo no Brasil e por causa disso e pela busca maior, o mercado se desenvolve por ai”, explica Branco.

Apesar de todas as ondas contra o alavancar de outros segmentos, é preciso que o Corretor comece a trabalhar com esses perfis. “O Corretor tem que buscar um nicho de atuação. Por exemplo, há um ramo interessante, chamado Fiança Locatícia, porque hoje ninguém quer ser mais fiador de ninguém no aluguel de um imóvel. Mas é um Seguro delicado, já que precisa de uma série de documentos e especialização no assunto, porque o cliente perguntará muita coisa.”

Porém, Castello Branco ressalta que é necessário outras ações em conjunto para que outros perfis conquistem espaço no mercado. “Precisamos primeiro que as próprias seguradoras ajudem a divulgar outros tipos de seguros que não seja auto. Segundo que o corretor busque essa necessidade e terceiro necessitamos de uma mídia que mostre que há outros tipos de seguros e que são vantajosos. Temos 100 modalidades de seguros no país e praticamente trabalhamos apenas com no máximo 30.”

Para finalizar, ele volta a insistir que é preciso e vital que o corretor busque outras áreas de atuação e não somente os seguros massificados. “Por exemplo, agora na copa. O país está construindo, participando de licitações e não vemos um crescimento significativo em seguros com cobertura especifica. Somente um pequeno crescimento nos mesmos massificados, que é automóvel e residência.”

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