A HDI
Seguros alcança a marca de um milhão e meio de veículos segurados
no Brasil. No último ano, a empresa cresceu 25,6% em prêmios
emitidos, ante um crescimento do mercado de seguros de 12,2%. Entre
as cinco maiores seguradoras de automóveis do País, a companhia tem
como principais estratégias de negócios o foco nos segmentos de
auto e residência e a qualidade no relacionamento com clientes e
corretores.
Um
dos responsáveis pelo salto significativo na venda de apólices no
último ano foi o produto HDI Duo, que une seguro auto e residência
e foi lançado em novembro de 2012. O Duo tem coberturas automotivas
personalizáveis e assistência domiciliar premium, que inclui
serviços como remoção de entulho. Já para manter a carteira de
clientes, a seguradora investe na agilidade e eficiência no
atendimento de sinistros. Além de possuir 45 Centrais Bate-Pronto,
nas quais os segurados são atendidos e liberados em até 30 minutos,
em casos de perda parcial ou total, a empresa lançou em fevereiro
deste ano as unidades móveis. “Temos hoje três Bate-Pronto móveis,
que posicionamos de forma estratégica, como em locais com mais
demanda durante feriados prolongados, por exemplo. Nossa intenção é
ampliar ainda esse número”, afirma Flávio Rodrigues,
vice-presidente comercial da companhia.
Outro
fator preponderante na conquista de mercado, de acordo Rodrigues, é
a relação com os corretores. “Somos pioneiros na implementação de
uma plataforma online com técnicas de e-commerce num conceito de
B2B2C. Com mais de cinco anos, o sistema denominado HDI Digital tem
cerca de 60 mil corretores cadastrados. Com ele, monitoramos minuto
a minuto as movimentações comerciais, o que nos permite adotar
rapidamente ações diferenciadas de acordo com o comportamento em
determinada região, perfil de segurado ou produto, impactando
diretamente nos resultados nossos resultados e dos corretores”,
explica o vice-presidente.
No
mercado brasileiro há mais de 30 anos, a companhia passou a atuar
fortemente em seguros massificados de automóveis e residência em
1997. No último ano, a empresa cresceu 25,6% em prêmios emitidos,
atingindo R$ 2.439 bilhões. Em 2012, os prêmios emitidos
totalizaram R$ 1.942 bilhão. No mesmo período, seu lucro antes dos
impostos e participações (EBITDA) aumentou 16,9%, chegando a R$
115.097 milhões. O resultado fez a HDI pular da sexta para a quinta
posição no ranking nacional das seguradoras de autos, com 7,2% de
participação de mercado.