Índice de
queixas caiu pelo sexto mês seguido. São 161 planos de 36
operadoras em suspensão atualmente
Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar
(ANS), o índice de reclamações contra planos de saúde já registra
queda há seis meses. O índice, calculado com base nas queixas dos
consumidores de planos de saúde, é divulgado mensalmente e busca
aumentar as informações disponíveis ao consumidor que contrata uma
operadora.
Para
a agência, a fiscalização rigorosa e as punições infringidas às
operadoras que reincidiram em irregularidades são as razões da
queda. Desde 2012, a ANS já suspendeu a comercialização de 868
planos de 113 operadoras que descumpriram prazos máximos para
procedimentos (exames, consultas e cirurgias) ou por negativas
indevidas de cobertura. Atualmente, 161
planos de 36 operadoras estão em suspensão.
Também contribuíram para a queda do índice,
segundo a ANS, a ampliação da Notificação de Intermediação
Preliminar (NIP), que desde março passou a incluir reclamações não
assistenciais, como quebra de contrato e reajustes indevidos. O
beneficiário que não consegue atendimento adequado no contato com a
operadora pode acionar a ANS, que irá mediar o conflito.
Estas
mediações atingiram 86,3% de resolubilidade, segundo a ANS, sem a
necessidade de abertura de processos administrativos. Os prazos
para a operadora resolver os conflitos com o consumidor variam de
cinco a 10 dias úteis, dependendo da natureza do conflito – se
assistencial ou não assistencial.
A
divulgação do índice é feita no Espaço
da Qualidade do portal da ANS.