A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta
segunda-feira (22) que fixou em 9,04% o índice máximo de reajuste
para os planos de saúde médico-hospitalares individuais e
familiares. O percentual, aprovado pelo Ministério da Fazenda, é o
teto válido para o período entre maio de 2013 e abril de 2014 para
os contratos de cerca de 8,4 milhões de beneficiários, o que
representa 17,6% dos consumidores de planos de assistência médica
no Brasil, segundo informou a agência. No ano passado, o reajuste
máximo fora fixado em 7,93%.
O índice de reajuste pode ser aplicado somente a partir da data
de aniversário de cada contrato, conforme explica a agência. É
permitida a cobrança de valor retroativo caso a defasagem entre a
aplicação e a data de aniversário seja de, no máximo, quatro meses.
O reajuste, de acordo com a agência, vale para os planos
contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº
9.656/98.As operadoras não podem aplicar percentual maior do que o
autorizado, mas são livres para adotar índices inferiores ou manter
as mensalidades sem reajuste.De acordo com a ANS, a metodologia
aplicada para definição do índice máximo para os planos individuais
é a mesma desde 2001 e leva em consideração a média dos percentuais
de reajuste aplicados pelas operadoras aos planos coletivos com
mais de 30 beneficiários. Em 2013, foi considerado também o impacto
de fatores externos, como por exemplo, a utilização dos 60 novos
procedimentos incluídos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde
ao longo de 2012. O percentual máximo de reajuste é o resultado da
composição desses fatores.A ANS salienta que o índice de reajuste
dos planos não é comparável com índices gerais de preço. "O índice
de reajuste é composto pela variação da frequência de utilização de
serviços, da incorporação de novas tecnologias e pela variação dos
custos de saúde, caracterizando-se como um índice de valor.
Em caso de dúvida ou denúncia, os consumidores devem entrar em
contato com a ANS por meio do Disque ANS (0800 701 9656); pela
Central de Atendimento ao Consumidor, no site da agência; ou
pessoalmente, em um dos 12 núcleos da agência existentes no
país.