O Tem Notícias desta quarta-feira (12) falou sobre problemas
enfrentados por pacientes de planos de saúde da região de Sorocaba
e Jundiaí (SP). Demora para a marcação de consultas e recusas de
cobertura de procedimentos estão entre as principais reclamações
dos consumidores.
Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), hoje há 1.100
operadoras atuando no mercado. Todas elas são avaliadas pela
Agência, como uma forma de auxiliar o consumidor na hora de
escolher qual convênio vai contratar.A avaliação e as informações
sobre as operadoras estão disponíveis no site da ANS, onde há um
campo específico para consultas sobre os convênios médicos. É
possível verificar se a operadora está com registro ativo na
agência, colher dados para contato, conferir o desempenho de cada
uma e baixar um arquivo com os resultados de todas no programa de
qualificação da ANS. Além disso, o site traz um ranking com a
posição das empresas de planos de saúde que mais recebem
reclamações dos consumidores.Outro dado importante na hora de
contratar o serviço de um convênio de saúde é saber se a empresa
teve seu registro cancelado pelo Regime Especial de Liquidação
Extrajudicial, ou se teve a falência decretada. Essa informação
também pode ser consultada no site da ANS.