A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) identificou a
exclusão de 65 demandas (informações e reclamações) apresentadas
por consumidores de planos de saúde. O número de registros afetados
tem baixa relevância estatística, frente ao total de cerca de 13,5
mil demandas registradas no trimestre.
Por rigor metodológico, a ANS optou por não computar as demandas
recebidas entre 19/12/12 a 31/01/13 no cálculo do monitoramento das
operadoras, visto que os registros excluídos referem-se a este
período. Os registros não contabilizados para efeito de
monitoramento não comprometem a apuração das reclamações de
beneficiários de planos de saúde e nem a penalização das operadoras
quanto a estas reclamações.
Tão logo tomou conhecimento do incidente, a ANS adotou as
seguintes medidas:
1) Apuração das evidências para análises
2) Recuperação de parte dos registros danificados
3) Revisão e elevação do grau de segurança
4) Afastamento do funcionário envolvido, abertura de processo
administrativo, aplicação de medidas contratuais
5) Verificação completa do banco de dados
5) Encaminhamento do ocorrido para investigação pela Polícia
Federal