SulAmérica é a operadora de grande porte mais reclamada pelo
terceiro mês consecutivo
Pelo terceiro mês consecutivo, a SulAmérica foi a operadora de
plano de saúde com maior índice de reclamações de clientes entre as
empresas de grande porte, segundo o ranking mensal da Agência
Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre as empresas de médio
porte, também pela terceira vez, lidera a lista de queixas a
operadora Ideal.
Boa parte das operadoras mais reclamadas em dezembro foram
punidas pela ANS por falhas no atendimento ao consumidor e a partir
desta segunda-feira (14/01) não poderão mais comercializar alguns
de seus planos (veja a lista dos 225 planos suspensos pela
ANS).
No site da ANS, e mais especificamente no link “Índice de
Reclamações”, é possível observar o número de reclamações das
operadoras nos últimos seis meses e o índice de reclamação nos
últimos 24 meses.
O índice apresenta o número médio de reclamações para cada
10.000 clientes nos seis meses anteriores. Para isso, o número de
reclamações dos últimos seis meses é dividido pelo número de
beneficiários do mesmo período e o resultado é multiplicado por
10.000. Assim, lideram o ranking as operadoras que têm a maior
frequência de reclamações, evitando-se que as empresas com mais
clientes fiquem sempre nas primeiras posições do ranking apenas
pelo maior número de beneficiários, ou que as empresas com menos
clientes fiquem sempre nos últimos lugares.