O avanço feminino no mercado de
trabalho é incontestável e, no mercado de seguros, que era
predominantemente masculino, esse avanço tem acontecido em uma
velocidade elogiável. O que foi conquistado até agora mostra a
capacidade e competência feminina em um setor importante da
economia. O CQCS vem apresentando um especial que mostra a
participação das mulheres no mercado de seguros. São mulheres que
abriram portas e mostram que a diversidade de gênero é um fato
incontestável e que beneficia a todos. Luciana Bastos, diretora da
área de desenvolvimento de produtos de vida para os diversos
segmentos de atuação da Icatu Seguros, está entre elas.
Formada em Ciências Atuariais,
Luciana conta que gosta muito do pensamento lógico e objetivo.
“Gosto muito de desafios e logo no início da minha jornada
acadêmica decidi cursar, concomitantemente, administração de
empresas na UFF (Universidade Federal Fluminense).
Era uma rotina de muito estudo e
deslocamento de Niterói, onde morei por grande parte da minha vida,
até os diversos campus da UFRJ, predominantemente na Ilha do
Fundão”, recorda.
Quando começou a procurar estágio,
a executiva decidiu priorizar a faculdade de ciências atuariais,
onde conseguiu um estágio, mas assim que terminou o curso, retomou
os estudos em administração de empresas. “Hoje, acredito que foi
uma excelente escolha a combinação de uma graduação extremamente
técnica com outra que trazia temáticas mais abrangentes e
cotidianas”, diz.
Luciana está no mercado de seguros
há 22 anos, dos quais 19 deles são na Icatu. “Comecei minha
carreira em consultoria atuarial focada para fundos de pensão. Na
Icatu Seguros, já passei por diversas áreas como produtos de
previdência, fundo de pensão multipatrocinado, atuarial e,
atualmente, em produtos de vida”, revela.
A executiva considera que sua
principal conquista foi ter a independência financeira aos 21 anos,
quando já ajudava a pagar as contas da casa, no período em que os
pais se separaram. “Foi um momento de realização, onde percebi que
a responsabilidade tinha chegado de vez e que isso seria para
sempre. Sou uma pessoa que preza pelo planejamento e sempre é uma
conquista quando um plano se concretiza. Podem ter obstáculos no
caminho, mas certamente procuro encará-los como uma forma de
aprendizado e fortalecimento”, diz.
Ela diz que teve dois momentos
marcantes na carreira: um foi a entrada no programa de coaching
coordenado pela Icatu, em 2008. “Tive a oportunidade de fazer um
exercício de autoconhecimento profissional. Foi muito importante
para dar os próximos passos na minha carreira”, recorda. E o outro
foi a promoção a diretora. “Eu estava grávida de cinco meses da
minha filha, que hoje já tem cinco anos de idade”, recorda.
Luciana diz que a participação das
mulheres na área de produtos no setor de seguros é algo natural.
“Não vejo algo que impeça a exposição e a ocupação de mulheres em
cargos de liderança. Há uma estatística, mas que pode e vem sendo
modificada. E, para mim, nunca foi um número intimidador. É muito
comum eu ser a única mulher em mesas de debate em congressos e só
percebo quando alguém comenta”, diz.
Por isso, Luciana defende que
sempre há espaço para um bom profissional e que, principalmente,
respeite as pessoas e execute sua missão de forma ética.
Luciana não gosta de segregar visão
de futuro por gênero. “O ser humano é único e cada um que queira
atuar no mercado de seguros poderá se desenvolver para trilhar seus
caminhos que, muitas vezes, é desconhecido”, defende.
Para ela, o mercado é apaixonante.
“Fazer com que a população tenha mais informação e proteção para os
diversos riscos a que estamos submetidos é um papel social que
devemos assumir com muita responsabilidade. A cadeia produtiva
deste setor é enorme e tem muita oportunidade”, sinaliza.
Luciana diz que as mulheres não
devem desistir dos sonhos. “Sonhar grande dá o mesmo trabalho que
sonhar pequeno”, finaliza.
Mês da Mulher no
CQCS
Essa matéria faz parte da
programação especial promovida pelo CQCS para o Mês da
Mulher.
Durante todo o mês de março
serão abordados temas como liderança feminina, mulheres como
destaque nas vendas de seguros, na área comercial, tecnologia,
marketing, entre outras. Além disso, uma mulher de grande
relevância no mercado será homenageada por dia através de uma
matéria.