Estratégia faz parte do
compromisso global da companhia com a equidade de gênero
A igualdade de gênero é um direito
fundamental e considerado essencial para construir um mundo mais
pacífico, próspero e sustentável. Segundo dados da ONU, mulheres e
meninas representam metade da população mundial e proporcionar
trabalho e direitos básicos de educação e saúde são primordiais
para melhorar a qualidade de vida delas – o que impacta em toda a
sociedade. Por isso, em 2015, ficou definido que “alcançar a
igualdade entre os gêneros e empoderar todas as mulheres e meninas”
seria o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações
Unidas dentro da Agenda 2030 — meta da ONU para tornar o mundo mais
sustentável.
A MAPFRE vem atuando em prol desse
compromisso nos últimos anos com uma série de iniciativas alinhadas
a ele. Em 2020, a companhia assinou um pacto com a ONU Mulheres e
se comprometeu globalmente a assegurar que 45% das vagas em postos
de responsabilidade sejam ocupadas por mulheres. Em janeiro de
2022, a MAPFRE já havia chegado a 41% de profissionais no
Brasil.
Uma das principais iniciativas
desse compromisso é o Programa de Liderança Feminina, criado para
capacitar e preparar mulheres para uma evolução de carreira. Em sua
primeira edição, em 2020, o projeto capacitou 34 mulheres por seis
módulos que envolveram temas como jornada de desenvolvimento,
conexões estratégicas e lideranças em rede. Três colaboradoras já
foram promovidas e uma nova turma de 30 mulheres está prevista para
começar em abril de 2022.
“A MAPFRE conta com uma
Política de Diversidade e Igualdade de Oportunidades, que pretende
consolidar a cultura do respeito às pessoas, comportamentos
favoráveis e abertos à diversidade, assim como garantir a igualdade
efetiva de oportunidades. Hoje, aqui no Brasil, temos 1.821
colaboradoras, o que representa 59,59% do total de funcionários da
MAPFRE.”, conta Simone Negrão, líder da Comissão de Equidade
de Gênero da companhia.
A Comissão de Gênero, liderada por
Simone, também conta com a presença do CEO, Diretor de RH e
executivas das mais diversas áreas da empresa. O grupo é
responsável por analisar, criticar e aprovar as propostas
sugeridas, além de garantir a manutenção da cultura de equidade de
gênero na empresa.
“Também estamos atuando em
treinamentos e workshops voltados para toda a companhia — com a
proposta de trazer um olhar mais atento à diversidade para os
funcionários. Enquanto os gestores participam de uma capacitação,
os colaboradores estão tendo a oportunidade de participar de um
e-learning de viés inconsciente.”, explica Simone.
Em 2022, as políticas de igualdade
de oportunidades da MAPFRE foram celebradas pelo Índice Bloomberg
de Igualdade de Gênero (Gender Equality Index), que a colocou ao
lado de outras 417 empresas como uma companhia que obteve uma
pontuação dentro do limiar global estabelecido e que reflete a
divulgação e o sucesso dessas iniciativas. Além disso, no final de
2021, a MAPFRE também foi reconhecida pela Women on Board (WOB)
pela participação de mulheres em seu conselho de
administração.
Além das iniciativas citadas, a
MAPFRE também desenvolve ações que visam a facilitação da vida
profissional e pessoal das colaboradoras, a igualdade salarial
entre homens e mulheres e ações de voluntariado dirigidas a
mulheres e meninas em risco de exclusão.
“O processo rumo à equidade de
gênero é contínuo e nós, na MAPFRE, seguiremos promovendo
iniciativas em prol da causa pelo tempo que for necessário. Mas
tenho certeza de que estamos caminhando para um mundo mais
igualitário e diverso.”, conclui a executiva.