O mercado de seguros de pessoas
cresceu em 2021, faturou R$ 46,4 bilhões de janeiro a novembro e
tem pela frente a perspectiva de continuar aquecido
Entre as muitas lições trazidas
pela pandemia, uma das mais valiosas é a importância de se proteger
e reduzir o impacto financeiro que alguns imprevistos podem trazer
– que é exatamente o objetivo dos seguros de vida.
Essa reserva para as situações
imprevistas foi buscada por mais brasileiros em 2021: no setor de
seguros de vida, o segmento de pessoas cresceu 12,6% de janeiro a
novembro de 2021, de acordo com dados divulgados pela
Superintendência de Seguros Privados (Susep). O faturamento
alcançou um total de R$ 46,4 bilhões. O cenário para 2022 se mostra
positivo, com tendência de manutenção do crescimento.
Esse novo cenário impactou os
resultados da Prudential do Brasil, a maior seguradora independente
do país no segmento de pessoas, excluindo-se VGBL. A empresa
cresceu 16% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo
período de 2020, atingindo nível recorde de R$ 1,6 bilhão de
faturamento.
Ainda assim, diferentemente do que
acontece em outros países, apenas uma pequena parcela da população
brasileira possui seguro de vida. Nos Estados Unidos, por exemplo,
cerca de 60% das pessoas contam com algum tipo de seguro de vida
(Fonte: Limra – 2018); e no Japão, esse número corresponde a mais
de 90% (Fonte: EY). Enquanto isso, apenas 15% dos brasileiros
possuem seguro de vida como parte do seu planejamento financeiro e
familiar. Esse cenário abre uma grande oportunidade de negócios
como o modelo de franquia da seguradora Prudential.
Como foi 2021 para a rede de
franquias da Prudential
No último ano, a Prudential
implementou diversos projetos de cunho digital para ajudar os
franqueados na prospecção de clientes, na captação de interessados
em empreender na franquia, na gestão da carteira de clientes e para
facilitar o processo de emissão de apólices.
“As iniciativas foram fundamentais
para que as franquias pudessem ter todo o apoio, a comodidade, o
suporte e a proximidade com a franqueadora nesse período
desafiador, permitindo que atuassem em seus negócios com o menor
impacto possível”, explica Humberto Madeira, vice-presidente de
franquias da Prudential do Brasil. “Com um modelo sólido e
reconhecido, ao longo de 2021, tivemos um total de 180 novos
contratos de franquia, o que mostra que estamos no caminho certo
quanto ao crescimento da rede”.
A expansão regional também foi uma
importante estratégia da franqueadora para ampliar sua
capilaridade. “Iniciamos a expansão da franquia pelo Nordeste,
inaugurando dois pontos de apoio para a rede de franquias no
Recife, em Pernambuco. A escolha dessa cidade como a primeira
capital a marcar a expansão pelo Nordeste conjuga o bom desempenho
da Prudential no estado, assim como o próprio aquecimento econômico
da região. Também abrimos um novo ponto de apoio em São Paulo,
região em que já atuamos e que possui grande importância
comercial”, explica Humberto.
Em 2021, a empresa também aumentou
o investimento em campanhas voltadas para a captação de
interessados em empreender nesse modelo de franquia. “Participamos
de eventos e lives do setor, realizamos divulgação em diversos
meios, como jornais, rádios e digital, além de utilizar a abertura
de pontos de apoio no Recife como mote para uma campanha na
região.”
O esforço da empresa foi reconhecido pelo mercado, com a conquista
da classificação de 5 estrelas na premiação Melhores Franquias do
Brasil 2021, pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
(PEGN), que atesta a satisfação dos franqueados e reforça a
excelência da franquia.
Ano promissor
Para este ano, a organização
projeta uma manutenção no crescimento. “Vamos seguir investindo no
crescimento da rede de franquias e abrindo novos pontos de apoio.
Atualmente, contamos com 31 pontos distribuídos em oito estados e
seguimos estudando novas regiões com oportunidade de expansão dos
negócios”, afirma Madeira.
“Nossa rede de franquias tem hoje
cerca de 1.600 corretores franqueados e nosso objetivo é alcançar
três mil unidades de franquias até 2025 para aumentar nossa
capilaridade e presença em todo o país. Assim, o ano de 2022
continuará tendo o foco na busca de novos investidores que queiram
empreender com a Prudential”, finaliza o vice-presidente de
franquias da empresa.
A companhia também prevê lançar
novos produtos de seguro de vida individual, além de manter os
investimentos em soluções digitais para alavancar os negócios dos
franqueados e facilitar o dia a dia dos clientes. O suporte de
marketing da franqueadora é outro diferencial que será mantido, com
a realização de campanhas para atração de novos interessados para
empreender na franquia com o objetivo de expansão da rede. “Vamos
continuar investindo em novidades e modernização para a franquia,
visando a longevidade desse modelo de negócios e da parceria com os
franqueados da rede”, conclui Madeira.
Oportunidade de
empreender
A Prudential do Brasil está no país
há 24 anos e hoje é líder entre as seguradoras independentes no
país no segmento de pessoas (excluindo VGBL). A companhia possui
mais de 3,1 milhões de vidas seguradas e já pagou mais de R$ 1,9
bilhão em benefícios ao longo de sua trajetória.
O modelo de franquias favorece este
mercado. Uma das diferenças fundamentais de uma franquia para um
negócio tradicional, em qualquer área, é a experiência e o suporte
proporcionados pela franqueadora. O empresário franqueado tem
acesso a um modelo de negócios já testado e validado. É da
franqueadora a responsabilidade de manter o sistema de
transferência de know-how de forma padronizada e oferecer
treinamentos periódicos, além de apoiar o empresário franqueado na
estratégia de comunicação.
Especificamente no segmento da
Prudential do Brasil, as vantagens incluem participação ativa do
empresário franqueado no negócio por meio de comitês temáticos, mas
também com incentivos como um programa de excelência, clube de
vantagens, parcerias com instituições financeiras e o Prêmio
Franquia de Excelência, para estimular e incentivar ainda mais a
posição de qualidade do negócio.
Além disso, quem empreende com uma
franquia da Prudential conta com um investimento inicial atrativo e
tem possibilidade de ganhos
ilimitados, payback em 6 seis meses (em média),
entre outras vantagens. Para saber mais, acesse https://www.prudentialdobrasil.com.br/sejaumfranqueado.