Na
tarde de segunda-feira, dia 23, começou a Maratona da Inovação em
Seguros que vai até sexta dia 27, no canal do JRS, no Youtube.
Abrindo a programação aconteceu o painel “A Nova Era do Seguro de
Vida no Brasil”. Participaram César Saut, vice-presidente
Corporativo da Icatu; José Loureiro, diretor de Transformação
Digital da Icatu, e Luciano Snel, CEO da Icatu.
Os
executivos analisaram o impacto da inovação no mercado de seguros,
especificamente no seguro de vida. “A pandemia potencializou ainda
mais a carteira”, disse Loureiro que ainda ressaltou que a economia
digital tem causado importantes disrupções. “É um cenário
desafiador que é promissor em oportunidades”, ponderou.
Ele
enfatizou que o mercado ficou mais competitivo com a entrada de
novos players e que a Icatu já está conectada às principais
plataformas de investimento. “Hoje temos 24 parcerias usando nosso
portal de APIs, sendo 9 fintechs. Estamos focados em desenvolver
soluções práticas a partir da tecnologia para atender uma sociedade
cada vez mais exigente”, enfatizou.
Loureiro revelou que a Icatu investe muito em tecnologia, mas o
foco está na necessidade humana. “Precisamos melhorar a experiência
de quem está nessa jornada de seguros”, afirmou.
Para
ele, é possível aprender com as insurtechs porque elas
contribuem com novas abordagens e ferramentas, mas isso não
interfere na importância do corretor de seguros. “Mesmo diante da
digitalização do mercado, o corretor tem papel fundamental porque
seguro é um produto consultivo e, nesse sentido, o corretor é a
pessoa que melhor conhece a realidade do cliente e é capaz de fazer
um atendimento customizado e humanizado ouvindo o cliente e
entendendo suas necessidades”, destacou.
César Saut, vice-presidente Corporativo da Icatu, ressaltou que a
transformação digital é instrumentalizar o corretor para se
aproveitar desse momento de maior lucidez da sociedade em relação
ao seguro de vida. O executivo abordou ainda sobre a mudança de
marca. “Trouxemos a centralidade da companhia no ser humano. Temos
que trazer o indivíduo para o centro do diálogo, a comunicação do
seguro de vida é do propósito, não como produto”,
explicou.
Luciano Snel, CEO da Icatu, afirmou que o corretor de seguros tem
um papel importante à medida que ele ajuda o seguro a ficar
relevante e atualizado para o consumidor ao longo de sua vida. Ele
destacou que o corretor que agrega valor ao cliente e continua mais
protagonista do que nunca e, por isso, precisa se adequar.
“Como todos nós. É preciso se manter atualizado para melhorar seu
trabalho. O cliente está mais exigente. Boa parte dos investimentos
que fizemos tem a ver com gerar mais funcionalidades nos
aplicativos desenhados para o corretor de seguros”, afirmou
Snel.
O
CEO da Icatu salientou também o impacto social do seguro de vida.
Ele contou que já foram pagos R$ 3 bilhões de reais em sinistros de
mortes provocadas por covid e, desse total, R$ 2 bilhões foram
pagos em 2021. Por isso, ele disse que o pagamento do sinistro é
uma forma do mercado atuar como agente de estabilização econômica.
“Fazemos muitas pesquisas que mostram como a maioria da população
ainda não tem a percepção de valor para ver como é acessível o
seguro de vida”, analisou.
Ele
contou que há um trabalho na Icatu para disseminar a educação
financeira, por meio de cursos, por exemplo. “Começamos a perceber
um crescimento das cotações. Acredito que estamos passando por um
marco”.
Já
Loureiro enfatizou o crescimento da área de tecnologia da Icatu. “O
mercado de seguros vem mudando de forma rápida e a chegada da
pandemia acelerou o processo. Nessa linha acredito que a
desburocratização na contratação de produtos e a digitalização de
processos é realidade do nosso mercado e vai avançar nos próximos
anos”, explicou.
Ele
apontou ainda que o open insurance deve trazer novas tendências
possibilitando que as seguradoras possam inovar nos seus produtos e
serviços. “O mercado deve mudar muito. Acompanhamos esses
movimentos e estamos seguros em relação a esse futuro pelo nosso
DNA de inovação”, disse.
E o
futuro? Snel disse acreditar que o seguro de vida vai entrar na
cultura do brasileiro assim como aconteceu com a
previdência.
A
Maratona da Inovação vai continuar até sexta-feira e a transmissão
acontece no canal do JRS no Youtube.