resultado financeiro chegou a
R$ 174,1 milhões no trimestre e todas as suas verticais de negócios
apresentaram crescimento em suas receitas
A
Porto Seguro apresentou um crescimento das receitas em todas as
suas verticais de negócios – Seguros, Negócios Financeiros, Saúde e
Serviços. As receitas aumentaram 17% em relação ao mesmo período do
ano passado e 2,2% em comparação com primeiro trimestre desse ano,
fazendo com que a receita total atingisse R$ 4,95 bilhões. “Com o
desafio de ‘ser cada vez mais um porto seguro para os clientes’,
passamos a focar ainda mais em nossas quatro frentes de negócios.
Essa visão representa o nosso novo posicionamento estratégico para
promover o crescimento, observando as diferentes características
dos mercados, o potencial de crescimento de cada segmento e a
dinâmica de cada uma dessas verticais”, explica Roberto Santos,
presidente da Porto Seguro e diretor da área de Relação com
Investidores.
A
empresa encerrou o período atingindo R$ 658,6 milhões de lucro
líquido¹, resultando em um ROAE de 31,9% a.a. (-3,0 p.p. vs. 1T20).
O resultado financeiro chegou a R$ 174,1 milhões no trimestre, com
um retorno sobre as aplicações financeiras (ex-previdência) de
2,22% (equivalente a 283% do CDI do período). Esse resultado é
decorrente principalmente das alocações em títulos indexados à
inflação, em ativos de renda variável e em títulos de crédito
privado.
Na vertical Seguros, os prêmios e as
contribuições de previdência aumentaram 16,9% em relação ao 2T20.
Os prêmios do seguro Auto (+18,7% vs. 2T20) foram os que mais
contribuíram para esse crescimento, impulsionados principalmente
pela Azul, que expandiu 34,1% no trimestre (vs. 2T20). Houve ainda
o incremento de 386 mil veículos em relação ao 2T20 e de 126 mil
veículos no trimestre (vs. 1T21), com o portfólio ultrapassando 5,6
milhões de veículos segurados, a maior frota segurada da história
da Companhia. No seguro de Vida (+16,3% vs. 2T20), destaque para o
produto Individual, com incremento de 20,6% em relação aos prêmios
do 2T20. Os seguros Patrimoniais cresceram 10,0% (vs. 2T20), com
expansão em duplo dígito no seguro Empresarial e no Residencial da
marca Porto Seguro, além do forte crescimento dos produtos novos,
como os seguros de Bikes e de Responsabilidade Civil
Profissional.
A vertical Saúde apresentou crescimento de
9,7% nos prêmios e receitas, decorrente principalmente do aumento
nos prêmios do Saúde Empresarial (+10,4% vs. 2T20), que cresceu
41,9% no número de empresas seguradas em relação ao 2T20. As vidas
seguradas avançaram 19,0%, impulsionadas pela aceleração nas vendas
do Saúde Empresarial e Odontológico no trimestre. A Porto Seguro
está redesenhando todo o modelo de negócios das operações de Saúde,
com o objetivo de acelerar a expansão do uso de soluções baseadas
na análise de dados e informações e inteligência artificial, em
plataformas digitais alinhadas às demandas crescentes da população
e às novas tendências de atendimento observadas no setor.
Na vertical Negócios
Financeiros, a receita cresceu 21,0% quando comparada ao
2T20, impulsionada principalmente pelo crescimento do Cartão de
Crédito, Financiamento e Consórcio. A carteira de crédito atingiu
R$ 11,5 bilhões ao final do trimestre, crescimento de 49,2% em
relação ao mesmo período do ano anterior, e o número de cartões de
crédito alcançou 2,6 milhões (+8,0% vs. 2T20). O gerenciamento
eficaz da carteira de crédito e as ações para mitigação de risco
seguiram contribuindo para a redução do nível de inadimplência
(acima de 90 dias), que atingiu 3,9% ao final do 2T21, apresentando
melhora pelo quarto trimestre consecutivo.
Na vertical Serviços, as receitas cresceram 24,7%
no 2T21 em relação ao 2T20 e 1,7% em comparação ao 1T21, decorrente
principalmente da expansão no faturamento do Carro Fácil (+49,8%
vs. 2T20), que atingiu 8,1 mil contratos ativos ao final do
trimestre e do Reppara!, com aumento de 47,1% nas receitas (vs.
2T20). A vertical Serviços conta com outros produtos por assinatura
como o Tech Fácil, que oferece smartphones por assinatura com
seguro incluso e benefícios exclusivos.
No
consolidado de todos os negócios de seguros, o Índice Combinado
atingiu 90,5% no 2T21 (+6,7 p.p. vs. 2T20). O resultado foi o
segundo melhor em mais de 10 anos para este período do ano,
decorrente principalmente da baixa sinistralidade do Auto (44,1%),
favorecida pela melhoria nos modelos de subscrição e precificação
de risco e pela redução nas frequências em função da pandemia.
Além
disso, os investimentos realizados ao longo dos últimos anos, sendo
R$ 182 milhões apenas nos seis primeiros meses de 2021, destinados
em grande parte ao aprimoramento e controle de processos e
renovação tecnológica em negócios de alto potencial de crescimento,
contribuíram para uma melhora de 3,0 p.p. no índice de despesas
administrativas e operacionais nos últimos cinco anos (16,2% no
1S21 vs 19,2% no 1S16).
A
Porto Seguro avançou na execução da estratégia de ampliar a
autonomia e o foco em cada uma de suas verticais (Seguros, Saúde,
Negócios Financeiros e Serviços), através de iniciativas como a
alocação de profissionais da área de tecnologia nas unidades de
negócio, potencializando o desenvolvimento de soluções que
impulsionem o crescimento de cada vertical. Além disso, está em
andamento a cisão da operação de assistência, que está dentro de
uma das seguradoras do grupo (Porto Seguro Cia de Seguros Gerais)
para uma nova empresa (Porto Seguro Assistência e Serviços S.A.),
com o objetivo de alavancar o crescimento da vertical de Serviços
através da otimização da gestão e oferta de serviços também para
terceiros.
Ainda no campo societário, anunciou a aquisição de 50% de
participação da ConectCar, do grupo Ultra, por meio de sua
controlada Portoseg S.A., pelo valor de R$ 165 milhões. Os outros
50% das ações da ConectCar pertencem à Redecard, empresa controlada
pelo Itaú. A ConectCar é uma das principais empresas do mercado no
segmento de pagamentos eletrônicos automáticos em pedágios,
estacionamentos, drive thrus e outros serviços.
Esta operação potencializa a conexão entre a mobilidade e os
diversos serviços financeiros da Porto Seguro, permitindo ampliar e
modernizar benefícios existentes, além de fortalecer a estratégia
de atração de clientes. Além disso, foi aprovada pelo CADE a
transação envolvendo a transferência da Porto.Pet para a Petlove,
onde em contrapartida a Porto Seguro passou a deter 13,5% de
participação na empresa.
Na
frente Ambiental, Social e Governança (ASG), ênfase para a
contribuição junto a sociedade no enfrentamento da pandemia por
meio de seus produtos e serviços, que desde o início da crise
sanitária já indenizou mais de 3 mil famílias vítimas de perdas
decorrentes do Covid-19 através do seu seguro de vida, superando R$
130 milhões em indenizações, pela cobertura de mais de 8,4 mil
internações a seus beneficiários, sendo 6,5 mil em leito comum e
1,9 mil na UTI, e a realização de quase 100 mil testes de Covid-19
até junho de 2021.
A
Porto Seguro foi reconhecida recentemente como a 5ª marca mais
forte do Brasil, em pesquisa realizada pela Brand Finance com mais
de 50 mil pessoas e publicada pela Época Negócios, e como a marca
de seguro mais lembrada pelos paulistanos, em pesquisa realizada
pela Datafolha com quase mil moradores da cidade de São Paulo. A
companhia tem buscado aumentar a visibilidade de seus produtos e
serviços para além do seguro Auto, através de iniciativas como a
campanha “Quem tem Porto tem”, que começou a ser veiculada nas
mídias tradicionais e redes sociais no final do segundo trimestre
de 2021.
Principais destaques (2T21 em
comparação com 2T20):
- Receita Total: R$ 4.955 milhões (+17%)
- Receita Seguros: R$ 3.428 milhões (+16,9%)
- Receita Negócios Financeiros: R$ 827 milhões (+21%)
- Receita Saúde: R$ 541 milhões (+9,7%)
- Receita Serviços: R$ 159 milhões (+24,7%)
- Índice Combinado (seguros): 90,5% (+6,7 p.p.)
- Resultado Operacional: R$ 727,5 milhões (+16,9%)
- Resultado Financeiro: R$ 174,1 milhões (-65%)
- Lucro Líquido Total1: R$ 658,6 milhões
(+0,3%)
- Resultado recorrente sem
Business Combination