A parceria revolucionou o
modelo de negócios da seguradora e sua capacidade de gerar
resultados
A TransUnion ofereceu um novo cenário para
expansão dos negócios da BMG Seguros, que busca expandir seu
portfólio e atingir um novo mercado, e, consequentemente, aumentar
as vendas. Após um processo de digitalização por meio da adoção de
ferramentas da TransUnion, a empresa obteve sólido crescimento de
vendas, graças a um novo produto, o Seguro Garantia – produto
voltado ao varejo, que foi responsável por ótimos resultados: a BMG
emitiu 5 vezes mais apólices em 2020 do que nos anos
anteriores.
Para
ampliar seus negócios, a BMG Seguros precisava de agilidade e
informações indispensáveis para a tomada de decisão em crédito e
risco. “Queríamos seguir um modelo de pulverização de risco e
digitalização da plataforma. Após conversarmos com algumas
empresas, entendemos que a TransUnion era o player mais adequado à
nossa necessidade. Discutimos o modelo de negócio para identificar
junto à TransUnion a solução mais pertinente ao desafio que
enfrentávamos e optamos por iniciar com a adoção do Crivo”, conta
Sydney Rodrigues, superintendente de tecnologia da BMG.
A
plataforma de decisão da TransUnion facilita o acesso a mais de 600
fontes de informações públicas e privadas para automatizar
processos. “O nosso fluxo de vendas online de seguros,
especialmente na modalidade de seguro garantia, que é o core
business da BMG hoje, funciona por meio da solução Crivo como um
motor de crédito e poder decisório, que automatiza toda a nossa
cadeia de digitalização de seguros na web”, explica Rodrigues.
“Esta ferramenta influenciou decisivamente nos resultados da BMG
Seguros. Tivemos essa ideia de entrar em um mercado um pouco mais
massificado e antes tínhamos uma atuação muito mais personalizada.
Para este modelo pulverizado, precisávamos de automação. Dentro
dessa cadeia produtiva entendemos que, quanto à decisão do crédito,
era imprescindível um player forte, com conhecimento muito profundo
no assunto e que tivesse uma capilaridade de conexões com várias
bases do mercado”, destaca.
No
início, o desafio era sincronizar com esse novo nicho e
disponibilizar emissões de apólice para o cliente final. E as
soluções da TransUnion, com destaque para as plataformas e bases de
dados, proporcionam uma nova compreensão do cliente.
“Além disso, a BMG Seguros também agregou outras ferramentas aos
seus negócios. Uma delas ajuda a aumentar a eficiência na força de
trabalho, automatizando processos e promovendo redução de custos e
obtenção de resultados crescentes. A outra ferramenta adotada foi
uma plataforma de consulta, que fornece informações rápidas de
pessoas ou empresas para a tomada de decisão. Um dos pontos fortes
da solução é a agilidade na aprovação de propostas, o que aumenta a
produtividade e proporciona segurança nas operações de validação de
identidade e processos antifraude”, afirmou Rodrigues.
Insights para descobrir
oportunidades na crise e aumento de vendas
Para
oferecer novas compreensões, a TransUnion fez um levantamento e
identificou as principais tendências no mercado de seguros dos EUA
e isto influenciou positivamente nas soluções aplicadas ao mercado
brasileiro. “As tendências e insights revelados por esta pesquisa
conduzida pela TransUnion no mercado norte-americano são muito
relevantes e de interesse da nossa audiência em seguros no Brasil,
pois levantam questões importantes e que se aplicam também ao
contexto nacional, tais como distribuição por canais digitais e
estresse financeiro causado pela queda de renda durante a
pandemia”, avalia Rafael Quintana, Head de Seguros da TransUnion
Brasil.
Durante o isolamento social devido à COVID-19 os desafios
aumentaram e a relação da BMG Seguros com a TransUnion se
fortaleceu. A empresa enfrentou situações difíceis e viu a
necessidade de fazer reajustes e modificações emergenciais que
pudessem ajudar a trazer resultados positivos.
Ao
aplicar as novas diretrizes para vender seus produtos, a BMG
Seguros ampliou suas perspectivas. A empresa concebeu a ideia de ir
para um mercado mais pulverizado, no caso, o mercado de varejo,
levando um dos seus produtos de destaque que é o Seguro Garantia.
Este seguro oferece ao cliente da BMG a proteção de um eventual
prejuízo causado por um descumprimento de contrato e a segurança em
processos judiciais e licitações. Dessa forma, garante prazos,
valores e outras obrigações contratuais.
Como
efeito desse crescimento, a BMG Seguros avalia que a experiência
com a TransUnion trouxe uma nova forma de ver seus atuais clientes
e de buscar novos consumidores. Isso impactou de forma decisiva e a
empresa se posiciona com o propósito de transformar esse mercado de
venda de seguros, especialmente no que diz respeito às visões
conservadoras, que na verdade engessavam os produtos e os
resultados.
A
implantação das soluções da TransUnion gerou um balanço acima da
média. O superintendente de tecnologia da BMG Seguros destacou o
crescimento exponencial do número de emissões de apólices. Até
meados de 2019 a empresa emitia uma média de 3.000 a 4.000 apólices
por ano. Em 2020, chegou ao recorde de 20 mil apólices e isso só
foi possível devido à digitalização dos processos