“A
qualidade do processo é o segredo do sucesso”. Na busca constante
pela oferta de ensino de excelência, a ENS obteve mais uma
conquista. A Instituição alcançou conceito 4 no Índice Geral de
Cursos (IGC), indicador que avalia a qualidade das instituições de
ensino superior no País. A divulgação dos resultados foi feita na
última sexta-feira, 23, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (INEP).
Foram avaliadas 2.070 instituições de ensino, entre públicas e
privadas, considerando os 24.145 cursos avaliados, entre 2017 e
2019. Apenas 21,64% das IES tiveram conceito 4. O IGC é calculado
com base na média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos
programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) atribuídos pela
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes), e na distribuição dos estudantes entre os diferentes
níveis de ensino (graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado).
A escala vai de 1 a 5, sendo conceitos 1 e 2 considerados
insatisfatórios, 3 regular, e 4 e 5 satisfatórios.
“Estamos extremamente satisfeitos com este resultado,
principalmente porque essa era a maior nota que a ENS poderia
receber. Somente instituições que oferecem programas de mestrado e
doutorado são elegíveis à nota máxima, o que ainda não é o nosso
caso”, comentou o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario
Pinto.
Os
estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte
foram os que apresentaram os melhores resultados, obtendo,
respectivamente, 9,2%, 6,7% e 4,2% de suas instituições de educação
superior com faixa 5 no indicador. Na segunda maior faixa do
indicador, Rio Grande do Sul (39,4%), Ceará (33,3%) e Distrito
Federal (30,6%) foram os que tiveram, proporcionalmente, o maior
número de instituições com IGC 4.