Em evento virtual, operadoras
falaram sobre iniciativas para monitoramento da saúde de seus
beneficiários
A Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) realizou, na última terça-feira (30), a reunião
“Cuidados em saúde durante a pandemia: experiências na saúde
suplementar”. O objetivo do encontro virtual foi o
compartilhamento de experiências bem-sucedidas de quatro operadoras
de planos de saúde no contexto da coordenação do cuidado e gestão
de pacientes crônicos durante a pandemia de Covid-19.
Coordenado pela equipe de Promoção
da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev) da diretoria
de Normas e Habilitação de Produtos (DIPRO), o encontro teve como
palestrantes o Diretor Executivo Médico da Prevent Senior, Pedro
Batista; o Superintendente Executivo da COPASS Saúde, Reginaldo
Resende; a Coordenadora de Serviços de Saúde da Clínica de Saúde
BRB, Maria Luiza Barros Fernandes Bezerra; e o Vice-Presidente da
Unimed São Carlos, Ivan Carlos M. Linjardi.
Os diretores da ANS, Rogério
Scarabel, Paulo Rebello, Bruno Rodrigues e Maurício Nunes também
participaram da reunião. Rogério Scarabel, diretor-presidente
substituto, abriu o encontro destacando o trabalho da equipe
técnica, que tem se dedicado com afinco para dar continuidade aos
projetos de disseminação de boas práticas com o foco na gestão da
saúde de seus beneficiários. De forma unânime, os diretores
destacaram a relevância do debate sobre gestão do cuidado ao
paciente crônico, os desafios e condutas das operadoras que
resultaram em exemplos positivos.
A gerente de Monitoramento
Assistencial da ANS, Flávia Tanaka, conduziu a reunião e mencionou
iniciativas da reguladora relacionadas à gestão do cuidado, como os
programas de Promoprev e os projetos Idoso Bem Cuidado e Parto
Adequado. “A Agência tem buscado cada vez mais estimular as
operadoras a repensarem a organização dos serviços de saúde e
implementarem um modelo de atenção mais eficiente e resolutivo, que
resulte na geração de valor em saúde ao sistema”. Ela destacou que
essas ações tornam-se ainda mais importantes no contexto da
pandemia e enfatizou o diferencial das operadoras que apresentaram
trabalhos com foco na coordenação do cuidado, sustentabilidade do
setor e tendo o beneficiário no centro das discussões
Experiências
compartilhadas
A Prevent Senior tem cerca de 476
mil beneficiários com média de idade de 68 anos. O Diretor
Executivo Médico, Pedro Batista, falou que a operadora manteve as
agendas eletivas, ampliou a teletriagem e teleconsultas e
implementou soluções tecnológicas, como a certificação eletrônica
para os médicos e a inteligência artificial, que integra dados das
unidades próprias e dos parceiros para atendimentos ativos de
reavaliação. Pedro Batista contou que a equipe médica realizou, de
forma remota, contato com todos os pacientes para prestar
orientações e que, nos casos suspeitos ou confirmados da Covid-19,
o monitoramento foi realizado diariamente para acompanhamento do
quadro. Segundo o médico, a implementação do prontuário
clínico eletrônico unificado auxiliou no processo de busca ativa,
disponibilizando sistemas múltiplos para acompanhamento e
orientação aos pacientes, trazendo ótimos resultados e reflexos
positivos na sinistralidade da operadora.
Reginaldo Resende, Superintendente
Executivo da COPASS Saúde – Associação de Assistência à Saúde dos
Empregados da Copasa, autogestão com 43 mil vidas, contou que a
operadora usou canais como o site, mídias sociais, whatsapp e
e-mail para orientação aos beneficiários sobre o uso da
telessaúde. A autogestão reforçou a parceria com a
mantenedora (Copasa) e teve uma atuação dinâmica junto aos
prestadores e funcionários da empresa. Resende também
destacou a campanha de imunização ao H1N1 e a adoção de medidas com
o foco na manutenção de todos os beneficiários nos planos,
suspendendo as exclusões, mesmo nos casos de inadimplência, e
apresentou dados sobre a atenção especial prestada aos doentes
crônicos, realizando atendimento domiciliar e multidisciplinar,
além do monitoramento assistencial aos beneficiários da
carteira.
A Coordenadora de Serviços de Saúde
da Clínica de Saúde BRB, Maria Luiza Bezerra destacou a estratégia
de investimento em atenção primária, com reorganização do fluxo de
atendimento e sinergia com a saúde ocupacional. A médica realçou a
participação da equipe de forma ativa na coordenação do cuidado e
apontou os bons resultados a partir das ações como o monitoramento
aos beneficiários classificados em grupos de risco (diabéticos,
gestantes, cardiopatas, bariátricos e idosos), a ampliação da
teleconsulta, realização de atendimentos nos finais de semana e
feriados, acompanhamento de casos suspeitos e confirmados, emissão
de receitas e pedidos médicos remotamente e a adequação do espaço
físico para segurança dos pacientes e equipe. Em decorrência das
práticas estabelecidas, a autogestão obteve ampliação de consultas
e atendimentos pela equipe multidisciplinar e redução de
internações e comparecimentos ao pronto-socorro, conferindo assim
maior segurança à saúde dos seus beneficiários.
A cooperativa Unimed São Carlos
enfatizou as ações alinhadas com a comunidade local, que contribuiu
em ações preventivas de saúde com toda a população, não apenas
restrita aos seus beneficiários. Em parceria com a Santa Casa e a
prefeitura do município, implementou um projeto para testagem por
amostragem junto à comunidade, a fim de fazer levantamento
epidemiológico e traçar estratégia de prevenção à contaminação pelo
coronavírus. Na apresentação, o vice-presidente da operadora, Ivan
Carlos Linjardi apresentou as mudanças de fluxo na unidade
hospitalar, transferindo a pediatria e isolando o pronto-socorro. A
operadora também disponibilizou teleatendimento e teleorientação
aos beneficiários em plantões de 12h, inclusive destacando a
importância da saúde mental, com atendimento na área de psicologia
online através da telessaúde. Para cerca de 15 mil beneficiários
idosos, a Unimed São Carlos desenvolveu o Programa Fique em Casa,
que contou com equipe para realização de busca ativa prestação de
orientações e informações gerais, por telefone, sobre a pandemia e
cuidados em relação à higiene, distanciamento social e
isolamento. Além de salientar a importância do engajamento
social, a cooperativa também apontou o grande investimento
realizado em testagem, utilizando o teste RT-PCR. Ao todo,
foram disponibilizados cerca de 1,5 mil testes, extensivos aos
colaboradores. Por fim, destacou sua ação de manutenção de repasse
mínimo de honorários aos cooperados, como ação de busca pelo
equilíbrio a todos os atores envolvidos no sistema.
Após as apresentações, os demais
participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas práticas,
contribuindo ainda mais com o objetivo do encontro. Flávia Tanaka
salientou a importância da troca de experiências e enfatizou que
está na Agenda Regulatória da ANS o aperfeiçoamento da política de
promoção à saúde e prevenção de riscos e doenças.
O diretor Rogério Scarabel encerrou
o evento destacando a importância do compartilhamento de
experiências e conhecimento: “O hábito da disseminação contagia e
amplia a rede de boas práticas. A ANS prosseguirá com o
aperfeiçoamento do programa e com as campanhas indutoras com o foco
na permanente melhora da qualidade no atendimento aos beneficiários
de planos de saúde”, concluiu.