Iniciativa é fruto
da parceria entre a seguradora e o Grupo Fleury, a Coca-Cola Brasil
e a Coca-Cola FEMSA
Líder no mercado
segurador brasileiro, a Bradesco Seguros se
uniu a Coca-Cola FEMSA, Coca-Cola Brasil e ao Grupo Fleury para
ampliar a capacidade de processamento de exames para diagnóstico da
COVID-19 aos profissionais de saúde do Estado de São Paulo, que
estão na linha de frente do atendimento à
população, devido ao crescente volume de casos
suspeitos. Para viabilizar a ação, foi firmado acordo com a
Secretária de Saúde do Estado de São Paulo e com o Instituto
Butantan.
O investimento total é
da ordem de R$ 4 milhões. Pela parceria estabelecida, as empresas
estão aportando os recursos para realização dos exames pelo Grupo
Fleury, que fará o processamento e análise dos exames a preço de
custo por uma equipe composta por mais de 1.000 técnicos e médicos,
assim como a entrega dos resultados à Secretaria de Saúde do Estado
de São Paulo.
Para Vinicius Albernaz,
presidente do Grupo Bradesco Seguros, “neste momento, todas as
instituições têm o mesmo objetivo: apoiar o combate à pandemia. E,
para isso, precisamos somar forças e apoiar as ações em prol da
saúde da população. Reafirmamos com esta parceria nosso propósito
de proteção e cuidado com as pessoas”, ressalta.
A Bradesco Seguros tem a
saúde como um dos seus principais pilares e, desde o início da
pandemia, atua em diversas frentes para auxiliar seus beneficiários
da Bradesco Saúde e Mediservice em possíveis dúvidas e fornecendo
ferramentas, como o Canal 0800 e hotsite www.bradescosaude.com.br/coronavirus.
Para os casos que necessitam de atendimento presencial, o grupo
criou uma rede de apoio, por meio da rede de clínicas Meu Doutor
Novamed, consultórios do programa Meu Doutor e clínicas
referenciadas, com assistência exclusiva e sem a necessidade de
agendamento prévio. Em paralelo, a Bradesco Seguros também
apoiou a construção de um hospital de campanha no Rio de Janeiro,
com 200 leitos para atendimento de pacientes do Sistema Único de
Saúde (SUS).
Testes para
detecção do Covid-19: parceiros destacam ação em
conjunto
De acordo com o
presidente do Grupo Fleury, Carlos Marinelli, essa iniciativa uniu
três empresas de setores totalmente distintos que têm em comum a
compreensão exata da gravidade da questão de saúde pública que o
mundo enfrenta, bem como a necessidade de todos se unirem para
ajudar na superação deste momento. “Estamos diante de uma crise de
saúde pública sem precedentes na história recente. O impacto dessa
parceria será fundamental para beneficiar a população,
principalmente os profissionais de saúde que estão na linha de
frente, dedicando suas vidas ao atendimento às pessoas que mais
necessitam de assistência”, afirma Marinelli.
“No momento grave que
vivemos com a pandemia, além de decisões baseadas em empatia e
solidariedade, acreditamos na força da atuação conjunta. É nosso
papel, como Sistema Coca-Cola Brasil, como parte da sociedade
brasileira, buscar trabalhar juntos, com empresas e parceiros, no
combate ao Coronavírus e no apoio aos que mais precisam”, afirma
Henrique Braun, presidente da Coca-Cola Brasil.
“Participar de
iniciativas como essa faz parte da missão da Coca-Cola FEMSA
Brasil de gerar valor social nos lugares que estamos
presentes. Estamos cientes desse nosso compromisso com a sociedade
e queremos fazer a diferença na vida de quem mais precisa nesse
momento. A união e a parceria nos permitem ir mais longe no
atendimento à população e superar qualquer barreira”, destaca o
presidente da Coca-Cola FEMSA no Brasil, Ian Craig.
Teste
molecular pelo método de PCR para diagnóstico do novo
coronavírus
O exame
preconizado para o diagnóstico da covid-19 é a identificação do RNA
do vírus SARS-CoV-2 por métodos de biologia molecular,
principalmente o RT-PCR quantitativo em tempo real. Quando há
suspeita clínica da doença, este exame é realizado em amostra de
secreção respiratória coletada por meio de
um swab introduzido na nasofaringe e na
orofaringe do indivíduo. Este é o exame considerado padrão-ouro
para o diagnóstico da covid-19, com a melhor sensibilidade e
especificidade em indivíduos com sintomas compatíveis com a doença.
A metodologia RT-PCR é considerada padrão ouro em diagnósticos.
A equipe de Pesquisa &
Desenvolvimento do Grupo Fleury desenvolveu e validou o teste
molecular para detectar o novo coronavírus – denominado SARS-CoV-2
– baseado no método PCR, em tempo recorde na primeira quinzena
de fevereiro, seguindo protocolo da Universidade Charité (Berlim,
Alemanha) e normas do Colégio Americano de Patologistas
(CAP).
Desde então, o teste foi
destinado exclusivamente a hospitais parceiros do Grupo Fleury, a
preço de custo subsidiado, com direcionamento exclusivo a pacientes
internados para garantir a adequada aplicação aos casos que
apresentavam quadro clínico indicado para o teste, uma vez que há
escassez global de kits para realização dos testes, entre outros
insumos, conforme tem sido amplamente noticiado. Mais recentemente,
a empresa estendeu esse exame a profissionais de saúde para prestar
a esses profissionais o suporte que precisam para atuar na linha de
frente de assistência à população, modelo que agora se amplia com
essa parceria com Bradesco Seguros, Coca-Cola Brasil e
Coca-Cola FEMSA.