Como o corretor de seguros pode
superar o atual momento de crise, gerado pela pandemia de COVID-19?
De acordo com o diretor da Associação Estadual dos Corretores de
Seguros do Rio de Janeiro (AECOR-RJ), Roberto Cabral, a
palavra-chave é “negociação”, principalmente para aqueles
profissionais que não possuem uma reserva para emergências.
Do ponto de vista do mercado, ele
acredita que os corretores devem se unir para reivindicar às
seguradoras maior agilidade na liberação de comissões ou mesmo a
sua antecipação, bem como mais rapidez na regulação de sinistros.
Cabral acredita que a atuação dos corretores é vital para que esse
tipo de prática se concretize de fato, e para que a categoria não
fique passiva diante dos acontecimentos.
“A Fenacor, com toda a sua
representatividade, fez o seu papel ao convocar as companhias a
ampliarem as suas coberturas e manterem as indenizações para casos
de pandemia”, exemplifica. Ele conta que também solicitou
posicionamento em nome de seus corretores e clientes, obtendo
êxito. “Porém, penso que se não tivéssemos feito assim, os
procedimentos adotados teriam sido diferentes”, completa.
No sentido de manter a
sustentabilidade de suas finanças, ele aconselha que “tentem a
negociação de aluguéis, contratos de compra de qualquer bem, e que
verifiquem com seus contadores a postergação do pagamento de
impostos – no caso dos inscritos no Simples Nacional, por exemplo,
houve uma prorrogação”, lista, destacando a importância de fazer
isso antes dos vencimentos.
“Depois que isso tudo passar,
acredito que será preciso repensar e reorganizar o mercado. Com
certeza muitos corretores irão de reposicionar: escritórios para
quê? Esse número de funcionários imprescindível?”, questiona
Cabral.
O corretor Pedro De Lucca Neto,
também dirigente da Associação, faz eco ao elogio à atuação da
Fenacor. “Após um momento de incertezas e alguma insegurança sobre
como as seguradoras iriam proceder no que tange à liquidação dos
sinistros de Vida relacionados ao COVID-19, a Federação cobrou
postura proativa das seguradoras em prol do consumidor e, para o
bem da nossa categoria, houve bom senso. Esperamos que a postura do
mercado continue a mesma”, diz.
“O importante em uma hora como essa
é manter a saúde, a alimentação, e garantir alguma tranquilidade
para suportar este cenário. A AECOR-RJ está à disposição para
auxiliar os corretores que necessitarem. Contem conosco!”, ele
finaliza, considerando a criação de um fundo de ajuda profissional
para profissionais que estiverem com dificuldades para manter os
seus negócios.