Apesar de 62,1% da população
brasileira não praticar nenhuma atividade física (dados da Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD), o Brasil é o segundo
mercado de academias do mundo, com cerca de 32 mil unidades
conforme levantamento da IHRSA, entidade internacional do setor. O
País fica atrás apenas dos EUA em estabelecimentos e ocupa a oitava
colocação em número de alunos, com 8 milhões de matriculados. No
País, o setor movimenta cerca de R$ 2 bilhões ao ano.
E é nesse cenário que a SulAmérica tem
registrado crescimento na procura por seguro para academias. A
companhia oferece um produto desenvolvido para empresas voltadas
para atividades físicas.
Nos primeiros cinco meses do ano, o
crescimento foi de 16% em comparação com o mesmo período do ano
passado. A aceitação de atividades fitness diversas, como
institutos de pilates, centros de dança, academias de luta e boxes
de crossfit contribuiu para o crescimento.
O vice-presidente de Auto e
Massificados da SulAmérica, Eduardo Dal Ri, diz existir uma
tendência para a diversificação cada vez maior de empresas voltadas
às atividades físicas. “Ao modelo de academia tradicional, somam-se
outras atividades do ramo fitness que vêm conquistando adeptos e
têm necessidades específicas de proteção, como o crossfit.
O SulAmérica Empresarial Academias
atende às necessidades específicas desse grupo”, afirma.
Entre os eventos contemplados na
cobertura adicional de Responsabilidade Civil, específica para o
segmento, estão amparados os danos causados aos alunos durante
corridas, trilhas, rapel e outras atividades que sejam organizadas
pelo estabelecimento, dentro e fora dele.
Além da cobertura básica que protege o
estabelecimento nos casos de incêndio, queda de raios, explosão,
queda de aeronaves e fumaça, o produto Empresarial Academias
oferece a possibilidade de contratar garantias adicionais para
danos diversos, como roubo e furto de bens de alunos em
guarda-volumes da academia, proteção em caso de quebra dos
aparelhos, despesas para contratação de funcionário temporário,
quebra de vidros e espelhos, entre outras.
Dal Ri explica que o novo produto foi
criado para atender um mercado com grande potencial de crescimento
e diversificação, tendo em vista os inúmeros modelos de serviços
oferecidos pelo mercado fitness aos seus clientes.