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Informar o consumidor com clareza é essencial, dizem entidades

Fonte: CQCS Data: 15 março 2017 Nenhum comentário

Encontro promovido pela CNseg discute papel das ouvidorias e as expectativas do segmento de defesa do consumidor

As conquistas e desafios nas ouvidorias das empresas e as expectativas da Defesa do Consumidor são temas da III Celebração do Dia do Ouvidor e do Dia Internacional do Consumidor, promovida pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), nesta terça-feira, no Rio. O evento reunirá dirigentes do mercado segurador, representantes dos órgãos reguladores do setor de seguros e especialistas nas áreas de Defesa do Consumidor e de Ouvidoria, que debaterão as conquistas e desafios nas ouvidorias, assim como as expectativas da Defesa do Consumidor.

De acordo com Gabriel Melo Costa, coordenador de Atendimento Público da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a missão da ouvidoria é propor medidas corretivas para aprimoramento de prática da empresas, insumos para identificar problemas e aprimorar relacionamento com o cliente e do negócio para benefício de todos.

Simone Sanches Freire, diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), destaca que é preciso informar melhor o consumidor na hora da compra, porque ele não entende o que está comprando.

– Não à toa, mais da metade dos atendimentos das ouvidorias dos planos de saúde é de esclarecimento – ressalta Simone. Secretário substituto da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), André Luiz Lopes afirma que em algumas empresas, a ouvidoria faz com que as reclamações cheguem ao alto escalão das empresas, por isso ao falar de ouvidoria estamos falando de governança, de transparência:

– A comunicação eficaz é transformadora. Aos 27 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), estamos falando em direito à informação como básica do consumidor. O que significa falar em informações na era da informação? Informar não é suficiente, é precisa comunicar, ou seja, garantir que o consumidor entendeu e de preferência entendeu o que foi informado.

Participam do evento, entre outros, o presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araujo Coriolano; o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e secretário substituto da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), André Luiz Lopes; o coordenador de Atendimento Público da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Gabriel Melo da Costa; a presidente da Associação Brasileira dos Procons e diretora do Procon Estadual do Paraná, Claudia Francisca Silvano; e o diretor de pesquisas e projetos do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Ricardo Morishita Wada.

 

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