Venda
corrobora vontade do fundador Paulo Barbanti de não entregar
operadora aos concorrentes
A
Bain Capital, gestora americana de private equity, adquiriu
integralmente a operadora de planos de saúde paulistana Intermédica
por cerca de R$ 2 bilhões, após vários anos recebendo ofertas. A
informação foi publicada nesta segunda-feira (24) pelo jornal Valor
Econômico. Em nota, a empresa confirma a operação, mas não o valor,
e diz que a concretização do acordo ainda está condicionada à
aprovação prévia da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e
do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Na mesma nota, Intermédica diz que
não se manifestará sobre o negócio até que ANS e Cade concedam a
aprovação prévia. Já Devin O’Reilly, diretor executivo da Bain
Capital, disse que o negócio faz parte da decisão do grupo em
expandir presença no Brasil.
As negociações concluídas no sábado
(22) teriam começado em agosto de 2013 e terminaram com uma disputa
entre três fundos, todos estrangeiros: Texas Pacific Group (TPG),
KKR e Bain Capital – que também adquiriu no Brasil a Atento, do
grupo Telefônica, por US$ 1,3 bilhão em outubro de 2012.
Segundo o jornal, com a aquisição o
fundador da operadora, Paulo Barbanti, deixará as operações. Nos
últimos anos, o executivo se opôs a ofertas feitas por operadoras
brasileiras como a Amil, então de Edson Bueno, e chegou a
manifestar predileção por uma venda para um fundo estrangeiro, o
que acabou se concretizando. A operadora terminou 2012 com R$ 1,8
bilhão de receita, crescimento de 6,4% frente ao ano anterior, mas
com lucro líquido 9% menos (R$ 50,6 milhões).
A Intermédica é dona da seguradora
Notre Dame, voltada para um público de renda mais elevada e saúde
preventiva, e pela operadora de planos dentais Interodonto, além de
uma divisão voltada à saúde ocupacional. Nos últimos anos vinha
fazendo uma série de investimentos na sua já grande infraestrutura
própria, se valendo sempre de capital próprio e fugindo de
empréstimos bancários, o que despertou a atenção de outros players
do mercado.