BB
Mapfre recebe mais de 2 mil avisos de perdas nos 10 primeiros dias
de fevereiro. Média é recorde
A
seca prolongada começa a elevar os desembolsos das seguradoras. O
grupo BB Mapfre, por exemplo, constatou que as ocorrências de
sinistros no campo já batem recorde desde dezembro. “A seca está
mais grave do que se pensava”, resume Luis Carlos Guedes Pinto,
diretor de seguros Rurais do BB e MAPFRE. Só nos 10 primeiros dias
de fevereiro, foram recebidos mais de 2 mil avisos de sinistros,
média de 200 avisos por dia, somente relacionados aos produtos BB
Seguro Agrícola e Colheita Garantida, que detêm os valores mais
expressivos em relação aos seguros agrícolas de grãos e refletem o
comportamento geral da safra. A maioria dos sinistros refere-se,
principalmente, a ocorrências nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio
Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.
“Desde a safra 2004/2005, não temos uma
quantidade tão grande de sinistros comunicados em um só dia. Esse
número é quase o dobro dos avisos recebidos no mesmo período de
2013, e 250% maior que em 2012, quando houve a seca que originou 5
mil sinistros e R$ 180 milhões em prejuízo”, recorda Guedes
Pinto.
Além
do comportamento climático atípico verificado nesta safra e das
condições de campo de diversas regiões afetadas, o aumento
significativo de sinistros comunicados decorre do aumento das
contratações. “Nas safras de 2011/2012 e 2012/2013, para o BB
Seguro Agrícola, o número total de apólices contratadas variou
entre 25 e 27 mil, contra aproximadamente 40 mil apólices na safra
atual”, registra o ex-ministro.
O
grupo segurador estima pagar R$ 275 milhões em indenizações a 5 mil
produtores de 13 Estados. Mais de 300 peritos, auditores e
analistas estão em campo, distribuídos nas regiões sinistradas ou
de alta concentração de riscos, para as vistorias necessárias. “Em
safras anteriores, com a concentração dos sinistros em poucas
regiões, a capacidade de atendimento foi ajustada mais facilmente,
por meio do deslocamento de peritos de áreas não atingidas para as
regiões de interesse. Nesta safra, no entanto, com os sinistros
distribuídos nas diversas regiões de comercialização do seguro, e
com a concentração de avisos em um curto período de tempo, a
dificuldade de redistribuição da rede de peritos foi maior, razão
pela qual estamos recorrendo aos serviços de empresas
terceirizadas”, destaca o executivo.