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Seca prolongada provoca aumento de sinistros no Seguro Rural

Fonte: CQCS Data: 14 março 2014 Nenhum comentário

BB Mapfre recebe mais de 2 mil avisos de perdas nos 10 primeiros dias de fevereiro. Média é recorde

A seca prolongada começa a elevar os desembolsos das seguradoras. O grupo BB Mapfre, por exemplo, constatou que as ocorrências de sinistros no campo já batem recorde desde dezembro. “A seca está mais grave do que se pensava”, resume Luis Carlos Guedes Pinto, diretor de seguros Rurais do BB e MAPFRE. Só nos 10 primeiros dias de fevereiro, foram recebidos mais de 2 mil avisos de sinistros, média de 200 avisos por dia, somente relacionados aos produtos BB Seguro Agrícola e Colheita Garantida, que detêm os valores mais expressivos em relação aos seguros agrícolas de grãos e refletem o comportamento geral da safra. A maioria dos sinistros refere-se, principalmente, a ocorrências nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.

“Desde a safra 2004/2005, não temos uma quantidade tão grande de sinistros comunicados em um só dia. Esse número é quase o dobro dos avisos recebidos no mesmo período de 2013, e 250% maior que em 2012, quando houve a seca que originou 5 mil sinistros e R$ 180 milhões em prejuízo”, recorda Guedes Pinto.

Além do comportamento climático atípico verificado nesta safra e das condições de campo de diversas regiões afetadas, o aumento significativo de sinistros comunicados decorre do aumento das contratações. “Nas safras de 2011/2012 e 2012/2013, para o BB Seguro Agrícola, o número total de apólices contratadas variou entre 25 e 27 mil, contra aproximadamente 40 mil apólices na safra atual”, registra o ex-ministro.

O grupo segurador estima pagar R$ 275 milhões em indenizações a 5 mil produtores de 13 Estados. Mais de 300 peritos, auditores e analistas estão em campo, distribuídos nas regiões sinistradas ou de alta concentração de riscos, para as vistorias necessárias. “Em safras anteriores, com a concentração dos sinistros em poucas regiões, a capacidade de atendimento foi ajustada mais facilmente, por meio do deslocamento de peritos de áreas não atingidas para as regiões de interesse. Nesta safra, no entanto, com os sinistros distribuídos nas diversas regiões de comercialização do seguro, e com a concentração de avisos em um curto período de tempo, a dificuldade de redistribuição da rede de peritos foi maior, razão pela qual estamos recorrendo aos serviços de empresas terceirizadas”, destaca o executivo.

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