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Fleury aposta em voluntariado para capacitar ONGs em saúde

Fonte: Saúde Web Data: 31 janeiro 2014 Nenhum comentário

Projeto com 23 ONGs mobilizou cerca de 60 voluntários do laboratório, entre palestrantes e tutores de projetos práticos

 

Organizações não-governamentais, ou ONGs, desempenham papel inquestionável no setor de saúde brasileiro. Sua importância, no entanto, esbarra nas dificuldades que enfrentam para subsistir, embora dinheiro não seja o único problema. Parte delas carece de boas práticas de gestão e capacitação de profissionais, inclusive para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

A conclusão é resultado de uma pesquisa feita com estas ONGs pelo Grupo Fleury, com o objetivo de identificar suas necessidades de formação e conhecimento. “Primeiro fizemos uma série de entrevistas internas para detectar nossas potencialidades, e a transmissão de conhecimento era uma delas”, explica o gerente sênior de sustentabilidade, gerenciamento de risco, compliance e saúde e segurança ocupacional do grupo de medicina diagnóstica, Daniel Marques Périgo.

Da junção do potencial da empresa com as necessidades das ONGs nasceu o Projeto Dom, cujo ponto chave é aumentar o acesso a serviços de qualidade compartilhando o conhecimento acumulado pela corporação. “A sustentabilidade está em sintonia com nossos objetivos de curto, médio e longo prazos, com vistas à perenidade do negócio e a melhor gestão possível dos recursos necessários para o cumprimento das metas traçadas, assim como dos impactos do nosso desenvolvimento nas dimensões ambiental, social e econômica”, explica a presidente do Fleury, Vivien Rosso.

O primeiro edital para capacitação gratuita de organizações sem fins lucrativos da Grande São Paulo foi lançado em 15 de outubro de 2012 e amplamente divulgado entre instituições de saúde, médicos e universidades. Dez instituições foram selecionadas entre as 50 inscritas, como a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale); a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-SP); o Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz; e o Voluntariado Emílio Ribas (VER), entre outras.  O primeiro treinamento, com carga horária de 32 horas, foi todo ministrado por voluntários do Fleury.

O conteúdo teórico oferecido a todas as organizações inclui três vertentes disciplinares: atendimento ao cliente, sustentabilidade (financeira, ambiental e social) e gestão. “Os três pilares podem capacitar a instituição a prover um atendimento melhor e mais humanizado”, explica Périgo. Cada uma das dez instituições participantes desenvolveu um projeto prático baseado em uma dessas vertentes e tutorado por gestores do Fleury, beneficiando direta e indiretamente 31 mil pessoas. Os três melhores foram premiados.

Evolução
Estes resultados superaram as expectativas dos envolvidos (voluntários e instituições), e em 2013 o número de inscritos cresceu para 95, sendo que 13 foram selecionados. Desta vez, o Dom passou a ter abrangência nacional, e incluiu instituições de cidades de outras regiões do País (Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul). A nova capilaridade impõe outro desafio: desenvolver projetos à distância e montar uma escala de visita com os tutores voluntários, incluindo o agendamento de reuniões virtuais para tirar dúvidas e plantões por e-mail e telefone.Somadas as duas edições, foram capacitadas 23 ONGs e 48 pessoas.

Mobilizaram-se cerca de 60 voluntários do Fleury, entre palestrantes e tutores de projetos práticos, inclusive da alta gestão. O custo total do projeto ultrapassa os R$ 700 mil, incluindo a contratação da Lynx Consultoria em Sustentabilidade, que montou a metodologia de avaliação de necessidades das organizações e desenhou o programa do projeto.

“Nossas iniciativas de responsabilidade social são vinculadas aos objetivos estratégicos da empresa”, explica Vivien. “A estratégia da organização define as metas e os esforços dedicados à sustentabilidade ao longo do tempo.” A expectativa é que o alinhamento com as diretrizes estratégicas deve ser suficiente para garantir a perenidade da iniciativa e torná-la referência em inovação no País.Além disso, o tema ganhou relevância dentro do Fleury, que observou um aumento de 5% da base de inscritos em seu programa de voluntariado empresarial. O reconhecimento da ação na mídia e em premiações também é considerado positivo.

Para 2014, o Dom já está em planejamento, e por enquanto a meta é manter o modelo de abrangência nacional e ampliar a quantidade de organizações capacitadas.Todas as instituições que ingressaram no projeto passam a integrar a Rede Dom, que concede, além da oportunidade de trocar experiências, um programa de benefícios que inclui doações, mailing de revistas, palestras e descontos em eventos promovidos pelo Fleury. “Tudo isto está alinhado com o que acreditamos, nossa missão em sustentabilidade, e consegue levar a organização para além do trabalho diário. Aumenta o engajamento das pessoas, melhora o clima organizacional… Há um aprendizado muito grande para quem se envolve”, diz Périgo.

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