A distribuidora japonesa de conteúdos para telefones celulares
MTI vai comercializar um kit de análise do DNA para avaliar o risco
de desenvolvimento de vários tipos de câncer, informou nesta
quarta-feira o jornal econômico "Nikkei".
Os kits serão vendidos no Japão pela Internet no ano que vem pelo
preço de 9.980 ienes (US$ 100).
O usuário deverá coletar células epiteliais da parede interior da
bochecha com um bastão que contém o teste e enviá-lo pelo correio
para o laboratório que realizará a análise genética.
Os resultados serão enviados depois, online, para o cliente em um
período máximo de dois meses.
A MTI criou uma subsidiária em setembro com uma capitalização de 40
milhões de ienes para fazer as análises de DNA.
Suas operações seguirão as diretrizes sobre os testes genéticos do
Ministério da Economia, Comércio e Indústria e serão avaliadas por
um comitê ético formado por especialistas externos.
A empresa já lançou, em dezembro de 2010, outro teste bem-sucedido
para detectar o gene da obesidade em amostras enviadas ao
laboratório pelos clientes.
A MTI é responsável, além disso, por um site de saúde em inglês e
japonês chamado "Luna Luna" que oferece informação para mulheres
sobre fisiologia (desde dietas até calendários personalizados para
controlar os ciclos menstruais) e métodos contraceptivos e que
conta com cerca de cinco milhões de usuárias.