Qual o impacto da pandemia e da crise econômica na
Zurich?
Como tivemos rapidez e capacidade de adaptação, preservamos o nível
de serviços e protegemos nossos colaboradores. Por ser uma
seguradora com atuação diversificada, mesmo com a pandemia tivemos
resultados positivos em 2020, com crescimento acima da média de
mercado em algumas modalidades de produtos.
Em quais modalidades cresceu mais?
No seguro prestamista (proteção financeira), por exemplo, os
negócios cresceram 18% em volume de prêmios, acima do crescimento
geral de 7% do setor. Em automóveis, enquanto o mercado encolheu
2,2%, a Zurich expandiu 12% com novas vendas e renovações das
apólices. O volume de prêmios no segmento de seguros para grandes
riscos (patrimonial, garantia judicial e de infraestrutura, riscos
de engenharia, seguro cyber e responsabilidade civil) cresceu 23%
em 2020.
E em 2021?
Neste ano, no acumulado até julho, os negócios também apresentaram
uma boa performance, puxados principalmente reabertura das lojas
físicas. As vendas de seguro garantia estendida cresceram 30% em
prêmios emitidos. A companhia também se destacou no prestamista,
com expansão de 26%, e no mercado de automóvel com evolução de
13%.
Como a Zurich vai enfrentar a concorrência com bancos e
seguradoras digitais?
As fintechs não são concorrentes. São parceiras nos negócios. Ao
longo dos últimos meses, firmamos parcerias relevantes com um banco
digital, com uma startup de previdência privada e com uma insurtech
especializada em seguros por assinatura. Temos outras negociações
em andamento. A Zurich é cada vez mais uma empresa de ecossistema e
queremos crescer mais nos canais digitais. Por isso, investimos
fortemente em tecnologia. As parcerias com fintechs diversificam
ainda mais os canais de vendas, ampliando o nosso ecossistema de
distribuição, que já conta com grandes redes varejistas, bancos
cooperativos, entre outros.
(Nota publicada na edição
1245 da Revista Dinheiro)