Seguradora foi representada
pelo presidente, Eduard Folch, que destacou como o corretor pode
utilizar a transformação digital para alavancar os
negócios
Acelerada nos últimos dois anos em razão da pandemia, a
transformação digital continua alavancando a atuação do setor e do
corretor de seguros, que segue como figura central no processo de
aquisição de produtos e serviços voltados à proteção. “As
ferramentas digitais assessoram o cliente em um primeiro momento.
Ele procura e se informa sobre determinado produto na internet, mas
compra com o corretor, pois entende que a consulta a um
profissional é fundamental”, garantiu Eduard Folch, presidente da
Allianz Seguros, durante o “Fórum de Oportunidades – Papo com
Presidentes”, realizado pelo Sindicato dos Corretores do Estado de
São Paulo (Sincor-SP), na última quarta-feira, 22.
A
maneira de escutar o consumidor também foi qualificada durante esse
período. A Allianz, por exemplo, por meio da plataforma digital e
sistêmica chamada Voice of Customer(VoC) colhe a
opinião dos consumidores desde a venda e emissão de apólices até a
comunicação e liquidação de um sinistro. “Em sinistros de
Automóvel, temos a avaliação de 4,5 estrelas de um total de 5. A
digitalização também facilitou a comunicação com os consumidores.
Vemos em ferramentas como essa uma oportunidade para alavancar os
negócios e temos investido nisso”, disse Eduard.
Sobre a busca por potenciais clientes, o executivo acredita que
esse é um trabalho que deve ser realizado em conjunto entre
corretores e seguradoras. Nesse sentido, afirmou que a Allianz já
realiza alguns pilotos com os parceiros de negócios e que tem
conquistado boas experiências nos últimos meses.
Para
o pós-pandemia, Eduard reforça a importância, por parte do
corretor, de diversificar o portfólio, seja oferecendo soluções
complementares à oferta de seguros pessoais, garantindo a segurança
e a proteção das empresas ou alcançando a população que busca por
produtos mais enxutos e simples. “Tudo vai depender da capacitação
e da vontade do corretor em inovar, trabalhar com novas soluções
para segmentar e fornecer o melhor serviço a cada cliente”, frisou
o presidente. “É importante enxergar as oportunidades. Conhecimento
ter que se converter em venda correta.”