Selecione seu Estado São Paulo
Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021


E-mail:
Senha:
Cadastre-se Login
Acessando.... Erro ao acessar. Esqueceu sua senha?

Conglomerado Alfa realiza webinar sobre ESG

Fonte: CQCS Data: 10 setembro 2021 Nenhum comentário

Na tarde desta quinta, dia 9, o conglomerado Alfa promoveu um webinar que contou com  a participação do professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Braga, sobre análise de riscos, captação de recursos e gestão de investimentos associados à temática ESG. Junto com ele, participaram Francisco Perez, diretor de novos negócios e ESG do conglomerado Alfa, e Augusto Martins, diretor de corporate & Investment Banking do Alfa.

Perez destacou que no conglomerado Alfa o ESG está estruturado em pilares. “São seis pilares que atuam em diversas áreas: aceleração de ONGs, inclusão e diversidade, engajamento das startups dentro do nosso conglomerado, engajamento institucional e produtos ESG e um último que é o de compromisso público e processos”, descreveu.

Braga fez uma análise do ESG (Environmental, Social and corporate Governance) em português, melhores práticas ambientais, sociais e de governança), apresentando a definição e o histórico. “O termo é de 2004, fruto de parceria do Banco Mundial com o pacto global da ONU e 20 instituições financeiras para obter respostas dos bancos sobre como integrar os fatores ESG ao mercado de capitais”, afirmou.

Ele prosseguiu sua apresentação falando da área ambiental. “Entre as medidas estão o uso racional dos recursos, o trabalho de redução de emissão de gases e a eficiência energética”, destacou.

Na área social, o professor da Fundação Dom Cabral lembrou que as condições de trabalho, a capacitação e o  respeito aos direitos humanos são parte importante. “Ainda existe muito trabalho escravo”, ponderou.

Ele destacou ainda que haverá uma mudança geracional. “Daqui 9 anos, em 2030, 75% da força de trabalho será da geração millenial e geração z. Eles serão gestores, consumidores, é uma  geração que tem  outra forma de consumir, investir e reagir às notícias”, disse. Ele afirmou que pesquisas indicam que  83% das pessoas dessas gerações confiam em companhias socialmente responsáveis e 67% recomendam produtos dessas companhias.

O professor mostrou ainda que na visão dos investidores, pesquisas mostram que 35% da poupança mundial tem filtros ESG. “Ainda está muito concentrado nos Estados Unidos e Europa e o Brasil ainda tem percentuais pequenos. Apenas 5% da nossa indústria segue ESG”, destacou.

Ele disse que o saneamento está entre os títulos verdes que têm oportunidade de crescimento no Brasil. “Em termos de riscos empresariais e financeiro estão o trabalho escravo, acidentes ambientais, corrupção, no Brasil, o caso da lava jato que foi um problema de gestão, e termos ambientais, Samarco e Mariana são bons exemplos. Os grandes riscos são quase todos ambientais. São preocupações seguidas por riscos cibernéticos”, afirmou.

Confira a live completa:


VIDEOS

 

Para participar e deixar sua opinião, clique aqui e faça login.

 

Últimas

 

agencialink.com é o nome fantasia da Raz&aatilde;o Social:
ART Tecnologia de Sistemas S/S Ltda.
CNPJ: 10.199.185/0001-69
Av. Jabaquara, 2860 - Sobre Loja - S&aatilde;o Paulo, SP - 04046-500 - Brasil