A CNseg nesta segunda-feira
(02/03), divulgou nota na qual, critica a decisão da Susep de
criar um índice de reclamações. De acordo com a entidade, esse
índice representa “lamentável dano” à imagem do mercado. “O índice
não auxilia minimamente o consumidor a ter mais poder de escolha ou
de analisar o perfil das empresas, nem a qualidade do atendimento
que prestam em cada modalidade de seguro”, alerta a
CNseg.
A entidade lamenta ainda que
a Susep não tenha seguido “a boa prática dos órgãos reguladores”,
que, em geral, estão submetendo previamente normas e divulgação de
estatísticas à consulta pública, o que não ocorreu com o índice. “A
entidade representativa do setor segurador foi surpreendida”,
acentua o texto.
Na avaliação da CNseg, para
prestar bom serviço ao consumidor, é necessário esclarecer sobre
quais reclamações foram julgadas procedentes ou não. Isso porque a
simples divulgação das reclamações totais encaminhadas à Susep “não
separa aquelas consideradas procedentes das
improcedentes”.
A CNseg cita o exemplo das
reclamações junto à ANS nas quais grande parte se refere à
contestação de reajuste, inclusive os autorizados pela própria
agência, que assim divulga as demandas. “Colocar em geral
estatísticas agregadas sem discriminá-las por ramo de atividade em
nada ajuda o consumidor, por serem muitos os produtos
comercializados pelas seguradoras, que têm proporções diferentes
deles em suas carteiras”, explica o comunicado.
Por fim, a confederação
relembra que um levantamento mais útil para os consumidores é o
realizado pela própria CNseg, com uma amostra representativa de 70%
do setor, verificando que apenas 0,24% do total de demandas
tratadas pelas ouvidorias das seguradoras converteram-se em
reclamações qualificadas na Susep, o chamado Procedimento de
Atendimento ao Consumidor (PAC). “Dos PACs registrados, por sua
vez, apenas 25% geraram procedimentos sancionadores pela Susep, ou
seja, apenas um quarto apresentava indícios efetivos de
irregularidade no atendimento ou violação às normas do setor”,
revela o comunicado.