De acordo com Machado, uma forma fácil e simples de fazer essa contratação é no ato da compra do aparelho, na própria loja, quando o valor do seguro pode ser diluído na prestação assumida pelo consumidor. “Aderir à proteção é ter a tranquilidade de que, a partir daquele momento, já se está amparado em decorrência dos eventos abrangidos pelo seguro contratado. Afinal, ele garante o conserto ou a reposição do aparelho ao consumidor conforme cobertura contratada”, afirma Marco Garutti, diretor de Soluções para Pessoas e Bens Pessoais da Seguros SURA. Para esclarecer dúvidas que possam surgir sobre o seguro e suas coberturas, a Seguros SURA listou algumas orientações para o consumidor. Veja as principais delas:
Entenda a cobertura principal – É muito importante ter em mente que, na cobertura principal, o consumidor passa a estar coberto por roubo, quando o bem é subtraído com o emprego de violência ou ameaça à vítima. Furto, que é quando o bem é subtraído sem violência ou ameaça contra a vítima (sem que o proprietário perceba), não está coberto nessa modalidade;
Consulte as coberturas adicionais – É importante questionar, para cada produto adquirido, se coberturas adicionais estão disponíveis e quais são elas. Elas proporcionam tranquilidade ao dono do smartphone, pois cobrem furto (por exemplo, quando o celular é retirado da bolsa ou do bolso sem o proprietário perceber), oferecem cobertura por dano acidental por queda (desde que comprometa a funcionalidade do celular) e queda de líquido e oxidação, por exemplo;
Aproveite o contato pessoal com o vendedor – No momento em que receber o aparelho celular do vendedor e decidir pela contratação do seguro, leia com atenção os termos da apólice e esclareça todas as dúvidas;
Contate a companhia seguradora – Caso alguma informação não tenha ficado clara, você pode buscar orientações diretamente na companhia seguradora pelo telefone indicado na apólice;
Faça boletim de ocorrência caso tenha o aparelho roubado – É muito importante saber que fazer o boletim de ocorrência, descrevendo detalhadamente o que aconteceu, agiliza a abertura do procedimento junto à seguradora e o pagamento da indenização em caso de roubo do smartphone.