Com a proposta de mobilidade com
preços mais acessíveis que os cobrados pelos táxis e com mais
conforto que os ônibus urbanos, a Uber chegou a Maceió em 2016 e
conquistou inúmeros usuários que garantem gostar da empresa por
causa da facilidade que o aplicativo oferece.
Entretanto, mesmo com os benefícios
para os passageiros e motoristas que estavam desempregados ou
precisando ganhar uma grana extra, existe uma prioridade que é
essencial tanto para o passageiro quanto para o motorista.
A famosa segurança é a melhor amiga do
condutor e usuário do aplicativo. Ser motorista da Uber é lidar,
diariamente, com inúmeras questões: a violência, o perigo de furto,
roubo, alagamentos ou até mesmo, acidentes.
O que muita gente não sabe é que a
Uber oferece uma cobertura para os passageiros e motoristas, mas só
em casos de despesas médicas ou situação de invalidez e óbito. Mas,
e o carro do profissional da Uber? Será que se outro veículo
colidir com ele, o condutor será coberto pela empresa? Fica o
questionamento: até que ponto o motorista está seguro?
O que a empresa oferece?
Em contato com a assessoria de
comunicação da Uber, a reportagem do Cada Minuto foi informada que
há uma cobertura tanto para o passageiro quanto para o condutor do
veículo.
De acordo com a assessoria, caso o
passageiro esteja em uma viagem, ele está coberto pelo seguro da
empresa. O seguro cobre despesas médicas de até R$ 5.000,00 por
ocupante do veículo, e oferece cobertura de R$ 100.000,00 por
pessoa em situação de invalidez permanente total/parcial ou em
situações onde há óbito. O seguro passa a valer a partir do momento
em que você aceita a viagem, até o momento em que chegar ao destino
do usuário.
O meu automóvel está seguro?
Mesmo com o chamado “seguro de vida”
da Uber, há riscos para os veículos. Afinal, o carro do motorista é
o meio de “sobrevivência” do condutor e também precisa estar
seguro.
Em contato com o corretor e diretor do
Sindicato dos Corretores de Seguros de Alagoas (Sincor/AL), Ailton
Júnior, ele informou que o seguro que a empresa Uber oferece se
chama de APP – Acidentes Pessoais para Passageiros -, mas que não é
o bastante.
Para Ailton, a importância de o
motorista fazer um seguro é a proteção. Segundo ele, o carro é o
“ganha pão” e o bem que o condutor tem. “Ele precisa ficar
protegido, a partir do momento que ele vira Uber, o risco triplica
porque o carro que era particular e utilizado apenas para ir ao
trabalho e que ficava estacionado passa a ter uma rotatividade
maior, afinal, ele deixa de ser passeio para virar um carro que
roda o dia inteiro”.
O diretor também ressaltou que devido
a isso, o veículo fica vulnerável e a probabilidade de acontecer um
acidente é dez vezes maior.
Para Ailton, o condutor deve fazer um
seguro automóvel e enfatizou que as seguradoras já possuem seguros
específicos para Uber. “O seguro automóvel vai garantir proteção
contra: colisão, incêndio, roubo, furto, alagamentos, cobertura de
vidros, assistência 24h e danos a terceiros”, informou.
Estou protegido!
A motorista Mayara Luma entrou na Uber
desde março deste ano, mas sabia que precisava fazer um seguro para
o veículo porque, segundo ela, o aumento da violência a deixa
bastante preocupada.
Mayara optou por uma seguradora com um
custo menor, porém, é parecido com o tipo de seguro para taxista.
Ela disse que paga por mês e informou que as grandes seguradoras
são bem mais caras e por questão de necessidade, ela escolheu uma
mais barata.
“Quando a gente escolhe ser motorista
da Uber, a gente fica vulnerável. O motorista entra em áreas
perigosas, às vezes até “proibidas” e por este motivo, optei fazer
o seguro já que estou rodando o dia inteiro na rua”, comentou.
Quando perguntado se ela sabia que a
Uber oferecia um APP, ela disse que só tomou conhecimento quando
leu o regulamento há dois meses – mesmo tendo oito meses na empresa
–.
“Alguns colegas comentaram que se
fôssemos roubados por clientes teríamos direito a receber a quantia
que a gente tinha no carro e o celular, mas quando fui pesquisar,
fiquei sabendo que a Uber não cobre seguro de carro, furto,
colisão”, destacou.
“Vale a pena fazer o seguro porque
você sabe que o seu automóvel pode até sofrer algo, mas você vai
estar seguro e vai receber o valor do carro avaliado pelo mercado”,
contou.
Um motorista que não quis se
identificar disse à reportagem do Cada Minuto que o “seguro de
vida” que a Uber oferece não é suficiente. “Tudo bem, estamos
correndo riscos de acidentes, mas colocamos dentro do nosso carro,
clientes que não conhecemos e podemos ser furtados. Da mesma
maneira, que podemos ser roubados”, disse.
De acordo com o motorista, ele
precisou acionar o seguro que ele contratou uma vez e garantiu ter
sido bem atendido. “Tive um problema com o vidro do meu carro e
acionei a seguradora, a situação foi resolvida e por este motivo,
não abro mão de pagar o seguro, afinal, a Uber só nos cobre em
casos de sinistros extremos, mas parece que o automóvel não faz
parte da empresa”.
Para o condutor, seria interessante se
a empresa disponibilizasse um seguro automóvel visto que o veículo
é o meio de trabalho. “Mas já que isso não acontece, não vou deixar
de fazer um seguro que vai garantir menos problemas para mim e até
para o meu passageiro”, afirmou.
Seguro da Uber
O corretor da Jaraguá Corretora,
Djaildo Almeida, ressaltou que existem alguns pré-requisitos que a
própria Uber exige. “O primeiro pré-requisito é referente a danos a
terceiros e outra cobertura é para passageiros, essas duas
coberturas são exigidas na apólice. O segundo ponto é referente à
questão de perfil, existe uma característica relacionada a seguro.
Quem usa o veículo para ir e vir do local de trabalho, como o carro
de passeio, em tese o seguro é mais barato”, disse.
O seguro para Uber é considerado mais
caro porque deixa de utilizar o carro para passeio. “É preciso que
os motoristas informem na hora de fazer o seguro que vai trabalhar
assim, muitos omitem e acabam fazendo da forma errada, o que não
pode acontecer porque pode ocorrer o risco da companhia não cobrir
por omissão do assegurado”, ressaltou.
Sobre o custo do seguro, o corretor
disse que depende do perfil do cliente e do carro. “Quando você
coloca a informação que utiliza o veículo com aplicativo de
passageiros, ele tira a situação de perfil porque ele não tem
praticamente perfil. Ele vai informar somente o CPF do condutor, se
há mais motoristas e a companhia automaticamente já agrava o valor
do seguro por ser uber” explicou.