A Susep informou que apenas os 7.503
corretores de seguros que já estão recadastrados (dados do Ibracor)
poderão, por enquanto, solicitar a emissão da sua carteira de
identidade profissional. Segundo a autarquia, a requisição do
documento deve ser realizada no endereço http://www.susep.gov.br/somente por
quem teve o pedido de recadastramento deferido. A distribuição da
carteira ficará a cargo do Ibracor, órgão auxiliar da Susep.
A Susep comunicou ainda que o custo
unitário da carteira de identidade será de R$ 41,16. “Esse é mais
um passo importante para o fortalecimento da profissão de corretor
e também vai ao encontro de todas as ações que a Susep realiza em
prol da proteção do consumidor”, afirma o superintendente da
autarquia, Joaquim Mendanha de Ataídes, acrescentando que a
carteira profissional do corretor de seguros significa a
valorização da categoria.
Os novos documentos serão emitidos em
formato smart card para que os corretores possam realizar a
certificação digital e tenham mais segurança no relacionamento com
as empresas do setor e com outros órgãos do Governo Federal, como a
Receita Federal.
As carteiras profissionais serão
produzidas em lotes, incialmente de 500 unidades.
De acordo com a Susep, cabe ao próprio
corretor de seguros a responsabilidade da conferência dos dados
cadastrais para a emissão da carteira.
Quanto a carteira ficar pronta, o
corretor de seguros deverá buscá-la nos sindicatos estaduais
(Sincors) ou nas delegacias regionais sob a supervisão do
Ibracor.
Para essa retirada da carteira, deverá
ser apresentado o comprovante do pagamento de emissão e um
documento de identificação original com foto.
A Susep ressalta ainda que o corretor
de seguros que não apresentar interesse em obter a carteira de
identidade profissional poderá comprovar a sua habilitação por meio
de certidão extraída no portal da Susep.