Estudo realizado pela Celent indica
que sete entre dez consumidores (71%) ainda preferem o contato
humano para interagir com as companhias de seguros. Os 29%
restantes não fazem objeções em usar canais digitais, sejam
aplicativos, sites, redes sociais ou chats, para contratar suas
apólices.
Segundo o consultor Luis Chipana,
analista da Celent na prática de seguros, o estudo confirma que os
consumidores estão se tornando cada dia mais expertos no “uso da
tecnologia” e exigem canais digitais. “Por outro lado, temos as
companhias de seguros que estão melhorando seus canais digitais;
canais que tenham melhor abordagem nas necessidades dos
consumidores on-line”, frisa o especialista.
Outro ponto importante destacado por
ele é que, “no mundo real”, os consumidores já não são mais devotos
de uma indústria em particular. Na prática, o novo consumidor pensa
“a qual indústria eu vou me dedicar hoje” e tomam suas decisões com
base em diferentes fatores.
Nesse contexto, o relatório indica que
o consumidor on-line não é necessariamente um comprador de seguros.
Porém, boa parte desses consumidores tem seguros e usam seus
“telefones inteligentes” para estar conectados.
A Celent apurou que os consumidores
estão dispostos a partilhar as suas informações se forem
recompensados de alguma forma. Uma parcela equivalente a 32% dos
consumidores provavelmente vão compartilhar informações sempre que
tenham um desconto imediato e 21% irão fazê-lo se for garantido um
desconto no futuro.
De acordo com o estudo, a indústria de
seguros está passando por muitas mudanças que irão definir a
próxima geração de seguradoras. O texto assinala que muitas dessas
mudanças são influenciadas pelas novas tecnologias que estão
mudando o comportamento do consumidor, como tecnologias como canais
digitais, telemática, redes sociais, dispositivos móveis e
analytics.
Por outro lado, os consumidores também
estão sendo influenciados por essas novas tecnologias, tendências e
experiências que têm com outras indústrias.
A Celent é uma empresa de pesquisa e
assessoria que oferece suporte a instituições financeiras para
formular estratégias de negócios e tecnologia.