Em tempos de crise e de muita falta de
ética da parte dos nossos governantes, fica a pergunta para quem
atua com vendas e precisa gerar negócios: qual a medida entre
atender o cliente, administrar uma empresa, qualificar vendedores,
permear um bom relacionamento com as companhias de seguros, estar
presente em todos os lugares ao mesmo tempo, tendo foco no que
interessa, sem banalizar o trabalho e a própria imagem? A resposta
é fácil: basta ter postura!
Para manter a postura e estar sempre
ao dispor com profissionalismo, é preciso acompanhar a velocidade
das informações armazenadas durante o trabalho. O corretor de
seguros precisa apurar todos os dados que encaixam no perfil do
segurado. Tudo se desenvolve da maneira como a sua empresa possui
visibilidade junto ao setor, tanto com clientes, seguradoras e
parceiros de negócios. A sua credibilidade depende da sua forma de
agir para com todos.
Vale a reflexão sobre como queremos
aparecer. Durante uma visita, o cartão de acesso do vendedor está
na sua comunicabilidade agregado ao conhecimento, sobre o produto
ou serviço que venha a oferecer. Saber como quer ser visto e traçar
um panorama de suporte desde a visita ao pós-venda, é fundamental
para fidelizar sua carteira de clientes e ampliar o canal de
relacionamento. Quando passamos uma imagem séria temos a obrigação
de trabalhar correto. Se houver algum tipo de contratempo no
percurso, é preciso ter calma e jogo de cintura para não passar uma
imagem negativa com quem esteja negociando. Lembre-se que a
resolução da pendência precisa ser imediata! Tente ser o mais
disponível possível, não descanse enquanto não resolver o que é
necessário. Sua postura e sua palavra precisa valer mais do que o
valor negociado no contrato.
O comportamento adequado tem muito a
ver com a ética na prática. Fazer aos outros o que gostaria que
fizessem para nós, é um bom começo. Pense na satisfação que você
sentiria se recebesse um elogio sincero, um comentário inteligente
e até uma indicação para iniciar um novo processo de negociação.
Esse tipo de gentileza no relacionamento é ofertado a quem de fato
mereça! Isso também tem ligação com ser justo, tendo o bom senso de
estar pronto a servir os que também ajudam. Qual cliente não gosta
de um tratamento diferenciado, sendo tratado com gentileza e
atenção?
A sua forma de agir identifica e
esclarece quem é quem. Nesse aspecto, vale como resposta a pergunta
que abriu o texto: na dúvida, não ultrapasse. Seja formal e sinta o
ambiente. Não se permita que a sua postura se vulgarize,
independente da sua profissão. E nunca esqueça que sucesso nada tem
a ver com arrogância e com aquele ar de “quem sabe tudo sempre”.
Declarar que não sabe, mas que buscará a informação correta, faz de
você uma pessoa sábia e sensata. Sorrir com a boca, com os olhos e
com o coração faz parte de uma postura digna. Nada consegue ser
mais refinado que o sentido da dignidade no ser humano, que faz
todos serem iguais em suas diferenças. Auxilia bastante nas
relações e expande as chances de novas oportunidades, onde na
verdade poderia haver hostilidade.
*Aimoré Maia é Professor
Universitário, Corretor de Seguros, Consultor, Palestrante,
Administrador de Empresas e proprietário da AMX Seguros e
Benefícios