As redes sociais estão presentes no
cotidiano da maior parte da população brasileira. A todo instante
encontramos pessoas conectadas em seus smatphones, tablets,
checando suas mensagens, conferindo as novidades ou se entretendo,
seja lá no trânsito, no ponto de ônibus, restaurantes ou no
trabalho. Essa tendência está cada vez mais presente no Mercado de
Seguros e, quando usada de maneira correta, traz benefícios para os
Corretores.
José César Caiafa é Corretor de
Seguros há 29 anos e iniciou sua carreira profissional atuando em
seguradoras. O Corretor considera que as redes sociais são hoje o
principal canal de obtenção de novos clientes e ferramenta
importante na manutenção dos clientes atuais. “É uma verdadeira via
de mão dupla. Um negócio que permite a reciprocidade no diálogo
entre o Corretor e o cliente”.
As tecnologias devem ser encaradas
como um benefício para o melhor desempenho nos negócios. As redes
sociais são ferramentas de comunicação e aproximação e exigem que o
profissional de Seguros esteja conectado a todo tempo para se
destacar no mercado e vender mais.
Caiafa afirma que boa parte do seu
faturamento está ligado ao uso das redes sociais, por isso
acompanha a evolução das novas tecnologias e as insere na sua
rotina de trabalho. “As redes sociais possibilitam criar
relacionamentos e as vendas são resultados dos bons
relacionamentos, além de contribuírem na construção do perfil
profissional ou da empresa na rede. ”, destaca o Corretor.
Sobre a importância das redes sociais
para o mercado, Caiafa acredita que o primeiro passo para que o
Corretor utilize essas ferramentas ao seu favor é tendo um
conhecimento prévio sobre elas. “O erro que as pessoas cometem é
achar que as redes sociais é um balcão de anúncios. Antes de
começar a fazer uma divulgação intensiva da sua página, é preciso
criar conteúdo interessante. A partir disto, deve-se aproveitar o
espaço para vincular a empresa ao conteúdo”.
O Corretor deve ficar atento ao
público alvo que deseja atingir e trabalhar o conteúdo direcionado
a esse público. “Se quiser vender um seguro para aparelho
eletrônico, deve gerar conteúdo para quem utiliza e gosta desses
aparelhos. As pessoas vão ler o conteúdo que mais achar
interessante e com isso vão retornar outras vezes para sua página”,
exemplificou.